8 dicas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa

Mulheres trabalhando em sala de escritório com gráfico ao fundo.
O que você encontrará aqui:

Considerando o quanto o mercado atual é competitivo, cada percentual a mais de rentabilidade que você pode obter ao lado da sua equipe melhor. Mas isso não significa que você deverá exigir que todos trabalhem mais, mas sim criar formas de gerar resultados melhores com o mesmo tempo e esforço. Isso significa aumento real da produtividade na empresa.

Há várias maneiras de alcançar esse objetivo, tanto em larga escala quanto de forma pontual, corrigindo problemas pontuais na execução/produção dos processos e rotinas do negócio. Em todo caso, algumas dessas atitudes são bem práticas e podem ser aplicadas rapidamente.

Quer conhecer alguns exemplos? Então, veja aqui 8 dicas para impulsionar o aumento da produtividade na empresa!

trabalhadores de escritorio usando graficos de financas

1. Automatize tarefas repetitivas

Um fator que atrapalha bastante a produtividade na empresa são as tarefas que consistem em uma série de ações mecânicas repetidas à exaustão. Se você já fez qualquer trabalho assim, sabe muito bem como seu rendimento cai ao longo do dia e tende a continuar baixo por várias semanas.

Na verdade, a maioria dessas tarefas pode ser realizada muito melhor e mais rápido por uma máquina. Por isso, existem softwares de automação de tarefas administrativas e de muitos outros processos. Além de serem mais eficientes do que um ser humano, agora sua equipe terá mais tempo e energia para se dedicar a outras tarefas.

2. Use programas de incentivo à produtividade na empresa

Claro, a produtividade da empresa depende diretamente do empenho dos colaboradores. Há vários fatores que entram em jogo aqui, como pagamento, possibilidades de crescimento e recompensas por metas alcançadas, dentre outros fatores.

Institucionalizar essas ações pode ser o diferencial que você precisa para motivar sua equipe e fazer com que todos deem o melhor de si no dia a dia. O resultado de um ambiente de trabalho saudável que valoriza seus colaboradores é o aumento da produtividade e mais empenho na realização de tarefas.

brainstorming corporativo com a equipe

3. Mapeie e padronize processos

Informação e planejamento são os primeiros passos para melhorar o desempenho de um setor. Quanto mais você conhece os processos da sua empresa, maior será sua base para fazer alterações, formalizar esses procedimentos e replicá-los em outras áreas em que sejam mais relevantes.

Você pode começar com algo simples, como a adoção de uma ferramenta para padronizar processos e melhor administrar cada equipe no dia a dia, avaliar os resultados e, com base nesse mapeamento, adotá-la em outras áreas. Logo, você verá como essas orientações contribuem para o desempenho da sua equipe.

usuarios focados testando software vr

4. Invista na capacitação da equipe

Profissionais com maior capacitação tendem a apresentar performances melhores do que aqueles que acabaram de começar suas carreiras. Porém, isso não significa que eles vão aprender sozinhos e basta esperar que eles evoluam. Parte desse investimento pode e deve vir da própria empresa sempre que possível.

A oferta de cursos, treinamentos e até bolsas de estudo para seus colaboradores traz vários benefícios para a produtividade. Sua equipe estará mais capacitada para trabalhar, você terá a oportunidade de fidelizar seus melhores colaboradores, garantindo também que seus negócios se beneficiem ao máximo.

mulheres apertando as maos vista lateral

5. Mantenha um ambiente com bom fluxo de comunicação

A comunicação é um fator fundamental para garantir um bom desempenho das atividades realizadas em uma organização, afetando diretamente o rendimento dos colaboradores. Consequentemente, é possível alcançar ótimos resultados, como um bom relacionamento estável com clientes e melhora no faturamento do negócio.

Para isso, a gestão da organização deve valorizar um fluxo de comunicação aberta internamente. Além disso, é preciso garantir a qualidade do processo comunicativo. Isto é, as lideranças devem manter seus colaboradores bem informados sobre as inovações e alterações na gestão de processos.

Todas as atividades devem manter a transparência e a objetividade. Dessa forma, as chances de mal-entendidos e confusões acontecerem são quase nulas. Essas situações podem causar desconforto entre os funcionários, resultando em uma baixa na produtividade da empresa.

Aproveite para conferir nosso texto sobre como a automação inteligente está revolucionando a indústria 5.0 e aumentando a produtividade das grandes organizações. Veja!

equipe de empresarios colaborando para planejar a estrategia financeira fazendo trabalho em equipe para criar relatorio de vendas no laptop funcionarios do escritorio trabalhando na estrategia do projeto

6. Promova feedbacks com os colaboradores

O feedback é uma ferramenta poderosa para incentivar a produtividade dos colaboradores de uma empresa. Afinal, os funcionários recebem uma devolutiva sobre como está o desenvolvimento deles no ambiente de trabalho, bem como quais são os aspectos que necessitam de melhoria.

Isso faz com que eles se sintam mais valorizados e há um incentivo para o aumento da produtividade durante a realização de tarefas. Vale ressaltar que o feedback deve ser aplicado para todos, ou seja, para acompanhar o desenvolvimento dos funcionários e da empresa como um agente empregador.

7. Implemente a gestão de processos

Todas as ações realizadas por uma organização devem ser consistentes e adequadas. Para isso, conhecer os processos do negócio é fundamental para atingir bons resultados e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.

Por esse motivo, a gestão de processos desempenha um papel fundamental em negócios de diversas áreas. Ela é responsável por gerenciar os objetivos da organização, direcionando os recursos corretamente para cada área. Além disso, essa forma de administração auxilia na automatização de tarefas e no aumento da produtividade de forma exponencial.

especialista engenheira asiatica com maquina de medicao com braco manipulador medicao de coordenadas tridimensionais verifique os tamanhos verificacao 3d dos tamanhos das pecas cmm apos o processo de usinagem

8. Utilize tecnologias para criar operações eficientes e automatizadas

Atualmente, existem diversas tecnologias inovadoras que são capazes de transformar processos manuais, cansativos e repetitivos em operações eficientes e automatizadas. Alguns exemplos das principais ferramentas utilizadas são: inteligência artificial, Robotic Process Automation (RPA), Optical Character Recognition (OCR) e softwares desenvolvidos para executarem processamento de grandes volumes de dados em rotinas automatizadas.

Caso você deseje implementar essas tecnologias para automatizar processos e impulsionar o aumento da produtividade na sua empresa, a Biti9 é especializada em desenvolver soluções para transformar os processos da sua empresa, otimizando o tempo e os custos e gerando excelente vantagem competitiva.

Acesse o site, entenda por que sua empresa deve nos escolher e entre em contato com um especialista!

O que impacta a produtividade negativamente?

Diversos fatores podem influenciar negativamente no desempenho da produtividade da empresa. Por exemplo, uma gestão desinteressada pode ocasionar na desmotivação dos colaboradores da organização, impactando diretamente na realização de suas tarefas.

É importante ressaltar que este é um fator que reflete diretamente na satisfação dos clientes, uma vez que os trabalhos não são realizados com tanto empenho.

Além disso, a falta de adoção de tecnologias inovadoras por parte da empresa também reduz a produtividade geral da organização. Afinal, a automatização advinda dessas ferramentas melhora a qualidade dos serviços oferecidos, reduzindo a incidência de erros e possibilitando que os colaboradores voltem seus esforços para atividades mais estratégicas.

Por que investir no aumento da produtividade na empresa?

Conforme comentado em momentos anteriores, um aumento da produtividade na empresa é capaz de impulsionar os resultados da organização.

Primeiramente, os colaboradores se tornam mais motivados a realizarem suas tarefas com uma qualidade superior. Consequentemente, os clientes ficam mais satisfeitos com os serviços oferecidos e são fidelizados com mais facilidade.

O resultado disso é um aumento na lucratividade e na força de mercado da empresa. É importante ressaltar que, caso a empresa opte por investir em tecnologias inovadoras para a automação de processos, é possível automatizar tarefas cotidianas e repetitivas. Isso melhora a qualidade do trabalho dos colaboradores e reduz as chances de erros.

Avalie esse post
Compartilhe
Este conteúdo foi escrito por
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

Receba nossos conteúdos

🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Fale com um especialista

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade.