Saiba como começar a transformação digital nas empresas

O que você encontrará aqui:

A transformação digital nas empresas marcou uma ruptura em nossa forma de pensar e negociar. Ela representa um processo de mudança, em que é buscada uma melhoria em performance e resultados por meio do uso da tecnologia.

A sua empresa já está preparada para essas mudanças? Acompanhe o artigo para saber mais sobre a transformação digital e como aplicá-la adequadamente aos seus negócios!

O que é transformação digital?

Trata-se de uma nova forma de empregar os recursos tecnológicos em favor das organizações. Com isso, as empresas buscam obter melhores resultados, aumentar a produtividade, agregar valor a produtos ou serviços e se tornarem cada vez mais competitivas.

Essa tendência pode ser aplicada em diversos setores, entre eles: gestão de estoque, produção, distribuição de mercadorias. O resultado desejado é alcançado com o uso de tecnologias como Big Data, Internet das Coisas ou Business Intelligence.

 Quais são os impactos da transformação digital nas empresas?

Todo negócio deve ter como objetivo agregar valor ao seu cliente. A mudança que vivenciamos hoje reflete na gestão, cultura e estratégia das organizações. O cliente digital tem maior voz ativa e suas exigências precisam ser escutadas e atendidas.

Com a transformação digital, as empresas podem oferecer maior sustentabilidade, cooperação e compartilhamento, como no caso dos aplicativos de carona. Outra grande exigência é a instantaneidade, a qual as organizações devem se adequar e responder com o menor tempo de espera possível.

Como aplicar esse conceito em seu negócio?

Para entrar de cabeça na transformação digital, é necessário antes redefinir estratégias e mudar a forma de realizar tarefas. Esse é um processo complexo, que impacta todos os setores e seus funcionários.

Com a modernização do trabalho, a equipe deve ser treinada para se adequar às modificações. O time e modelo de gestão devem ser flexíveis, capazes de se adaptar às constantes mudanças tecnológicas.

Quais as ferramentas essenciais para aplicar a transformação digital?

Com o crescimento da transformação digital na cultura da empresa, é necessário adotar o uso de ferramentas que sejam capazes de aumentar a eficiência e a estratégia dos setores. Existem diversas ferramentas que podem ajudar uma organização no seu processo de transição para o universo digital.

Dentre elas podemos citar métodos de inovação, como o scouting e o design thinking. Há também recursos da área de gestão, como o pipedrive, utilizado para centralizar as informações.

Outra boa estratégia é apostar na automação de processos. Ela funciona como um facilitador nos negócios e agiliza o fluxo de trabalho, podendo chegar até o ponto de tornar desnecessária a intervenção humana. Também auxilia na redução de falhas humanas e na perda de produtividade.

Quais os principais desafios a serem enfrentados?

À primeira vista, a transformação digital assusta os gestores. Mas é preciso compreender que ela tem mais a ver com pessoas do que com tecnologia. Esse é o primeiro desafio: mudar o mindset da equipe, preparando-a para o novo modelo.

O desafio seguinte é ser capaz de visualizar o futuro digital e adequar a cultura empresarial a ele. Quais mudanças são mais relevantes para os clientes e a empresa? Deve-se traçar o modelo correto a seguir, e mantê-lo sempre atualizado, visto que as mudanças ocorrem constantemente.

A transformação digital nas empresas é um caminho sem volta. Em pouco tempo, organizações de todos os tipos e tamanhos deverão estar adequadas a essa realidade, a fim de se manterem relevantes e competitivas.

Avalie esse post
Compartilhe
Este conteúdo foi escrito por
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

Receba nossos conteúdos

🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Fale com um especialista

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade.