O crescimento de um negócio é um processo ativo. Só com planejamento e esforço é possível agregar valor à empresa, aumentar seu ROI e manter um ritmo de desenvolvimento estável. E uma característica que está diretamente atrelada a esse crescimento é a escalabilidade da empresa.

Talvez você já tenha ouvido falar desse termo, mas não saiba bem como ele se aplica em seu negócio. Bem, é por isso que estamos aqui! Vamos falar um pouco sobre o seu significado, sua importância dentro do ambiente corporativo e como você pode aplicar esse conceito para gerar inovação e melhores resultados. Acompanhe.

O que significa o conceito de escalabilidade?

Essa palavra pode parecer um pouco estranha, mas seu significado é relativamente simples. Um sistema, modelo de negócios ou processo escalável é aquele que pode ser aplicado em diferentes proporções (escalas).

Para que uma empresa seja considerada escalável, seus processos devem possuir 3 características principais:

  • é algo que pode ser ensinado;
  • possui alto valor para a empresa;
  • pode ser reproduzido em diferentes contextos.

Por que a escalabilidade é importante para a empresa?

Um negócio escalável apresenta uma série de benefícios e vantagens em relação aos mais tradicionais. Como já mencionamos, o crescimento consistente da organização depende de uma série de fatores que exigem que você trabalhe regularmente para nutrir o negócio e elevar seus resultados. Algumas das vantagens que você pode obter nessa troca são:

Maior flexibilidade dos processos

Como dissemos antes, um sistema escalável pode ser reproduzido facilmente, independentemente de suas proporções. Isso significa que a mesma solução pode ser aplicada nos diferentes estágios de desenvolvimento do negócio, em outros setores ou mesmo filiais.

Com um sistema mais flexível, haverá menos peso em cada novo investimento feito na empresa. Já que a mesma estrutura não precisa ser reconfigurada, ela vai continuar funcionando a todo vapor no seu novo contexto.

Focar na construção de valor para a empresa

Não adianta em nada investir na escalabilidade de um sistema se ele não agrega valor aos seus processos. O objetivo ainda é o crescimento da empresa, afinal. Porém, o fato de você buscar uma empresa mais escalável já contribui muito para a construção de valor dos seus processos e recursos.

Evita a estagnação da empresa

Você provavelmente já viu excelentes negócios perdendo espaço no mercado por terem dificuldade em se adaptar às mudanças no mercado. Novas tecnologias e soluções surgem todos os dias e elas precisam ser incorporadas. Se você se prender a métodos que “sempre deram certo”, não há garantia de que vão funcionar do mesmo jeito sempre.

Buscar ativamente soluções mais escaláveis e compatíveis com os seus objetivos na empresa ajuda a manter seu negócio flexível sem perder desempenho. E, ao se adaptar às novas demandas, você também assegura a longevidade do negócio.

Agora que você entende melhor o conceito de escalabilidade e sua importância, pode começar a aplicá-lo dentro do seu negócio para melhorar o desempenho dos seus processos. Se quiser tirar mais alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário logo abaixo e responderemos.