A convergência entre a Inteligência Artificial (IA) e o Robotic Process Automation (RPA) é potencialmente tão disruptiva que pode ser considerada a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.
O processamento de IA e da robotização de processos feitos por computação avançada será usado para resolver uma variedade de desafios.
Afinal de contas, os aparelhos robóticos estão ficando mais arraigados na implantação da IA. Ao combinar o RPA com a inteligência artificial, as organizações podem expandir tanto a gama de processos disponíveis para automação quanto a resolução dos problemas relacionados aos negócios.
Dessa forma, com a convergência das duas tecnologias para automatizar os processos, uma solução baseada em RPA consegue imitar as tarefas rotineiras dos trabalhadores humanos e liberar tempo para se concentrarem em objetivos mais estratégicos. Continue a leitura para saber mais!
A inteligência artificial e a robotização de processos
Ainda há muita incerteza e confusão em torno do jargão usado em torno dessas tecnologias. Por isso, saber suas diferenças é fundamental para entender a importância da convergência entre as inteligências.
Primeiramente, a Inteligência Artificial é a capacidade das máquinas de executar tarefas e resolver problemas de maneiras atribuídas aos seres humanos. No entanto, a IA pode ser limitada pela natureza manual de sua programação e, por isso, não faz ou aprende a fazer qualquer outra coisa além das instruções programadas.
Já o Robotic Process Automation é baseado na noção de robôs de software ou trabalhadores de IA.
Conforme o Gartner, o RPA é uma ferramenta de produtividade que permite ao usuário configurar um ou mais scripts para ativar teclas específicas de forma automatizada.
O resultado é que os bots podem ser usados para imitar ou simular tarefas selecionadas (etapas de transação) dentro de um processo global de negócios e TI. Isso inclui manipulação de dados, passagem de informações para aplicativos diversos, acionamento de respostas ou execução de transações.
O RPA usa uma combinação de interface de usuário e tecnologias de descritor. Os scripts podem ser sobrepostos em um ou mais aplicativos de software.
Entenda como ocorre a convergência
Agora que você entendeu a diferença entre Robotização de Processos e a Inteligência Artificial, podemos falar de sua convergência para apoiar a transformação digital.
Por exemplo, a IA pode fazer previsões com base nos dados, mas se o RPA pudesse extrair automaticamente informações para esses modelos de diferentes contas? Isso pouparia muito tempo.
Criar uma estratégia que permita que a robotização de processos e a IA trabalhem em conjunto é o melhor caminho para desenvolver os negócios.
Por isso, envolver a Inteligência Artificial nos estágios iniciais é importante para estruturar os dados, focando na implementação do RPA com intuito de extrair informações. Consequentemente, a IA fará seu papel de apoiar as decisões inteligentes, informativas e perspicazes.
A implementação de RPA e IA fornecerá automação completa sem qualquer intervenção humana. Ambas as tecnologias capacitam-se umas às outras e garantem que os clientes obtenham a maior satisfação de suas transações com a empresa.
Vantagens da união da IA com a robotização de processos
A automação de processos fornece uma excelente maneira de aliviar seus colaboradores de tarefas repetitivas simples. Além disso, podem se destacar com trabalhos que têm um ponto final e início fácil de definir.
Com a convergência entre a robotização de processos e a inteligência artificial, ocorre a redução de custos.
A combinação das tecnologias de automação de processos proporciona o aumento significativo da produtividade. A convergência oferece outras vantagens que aprimoram seu negócio e o ajudam a escalar melhor e a permanecer competitivo no mercado. Vamos ver algumas.
1. Uso otimizado dos recursos
Eliminar o risco de erros é crucial para alcançar a máxima eficiência em um negócio. No entanto, alguns trabalhos podem ser tão repetitivos que se tornam tediosos, levando a equívocos. Por consequência, isso causa um grande desperdício de tempo e recursos.
Mas com ajuda do RPA e da AI é possível evitar que tudo isso aconteça, realizando a automatização de tarefas complexas. Isso leva a produtividade do negócio a um nível totalmente novo.
2. Onboarding de colaboradores
Os recursos humanos, não importa o que aconteça, continuarão sendo sua maior força de trabalho e o ativo mais importante da sua empresa. Não há inteligência artificial que substitua ideias e criatividade, mas ambas podem trabalhar em busca do mesmo objetivo. Com a convergência entre a IA e a robotização de processos você pode ter o melhor dos dois mundos.
É um processo emocionante quando um novo colaborador se junta à sua equipe, mas demanda tempo e recursos. A organização precisa compartilhar todas as informações necessárias e criar contas nas ferramentas digitais utilizadas no dia a dia do trabalho. Isso pode ser completamente automatizado e reduzir sua papelada, pois a convergência acelera a integração do novo membro do seu time.
3. Armazenamento de dados e análise de dados
O RPA pode ajudar com formatos de dados não estruturados e semiestruturados, dando ao seu negócio uma vantagem competitiva. Em conjunto com a inteligência artificial, as informações são analisadas em tempo real.
Dessa maneira, a convergência pode ajudá-lo a reconhecer alguns padrões de dados, examinar o comportamento do cliente e agir rapidamente.
4. Redução de custos e riscos operacionais
O RPA permite que tarefas complexas sejam executadas de forma eficiente com hipóteses mínimas de erro, assim a tendência de inteligência artificial pode reduzir os riscos operacionais.
A robotização de processos combinada com IA também fortalece a segurança cibernética, pois a convergência consegue apontar algumas fraquezas com potencial de se tornarem ameaças.
O futuro dos negócios
A inteligência artificial e a robotização de negócios são duas das tecnologias mais bem sucedidas para as organizações alcançarem os objetivos aparentemente incompatíveis de aumentar a satisfação dos clientes e a moral dos colaboradores, reduzindo os custos operacionais.
O futuro do RPA e da IA está brilhando, à medida que mais empresas continuam a exigir soluções que aumentem a produtividade e diminuam os gastos, mas mantendo a qualidade dos serviços e produtos.
Não importa o quão promissoras sejam as soluções tecnológicas, sempre teremos nossos desafios. É evidente que a ciência e a tecnologia moldarão nosso futuro.