Nos últimos anos, a presença da tecnologia no dia a dia aumentou consideravelmente, tanto no espaço pessoal quanto no ambiente corporativo. Muitos negócios já viram as possíveis vantagens destes recursos e começaram a aplicá-los em várias áreas. Dois bons exemplos dessas inovações são o RPA e a Internet das Coisas.

Para aqueles que não conhecem, o Robotic Process Automation, ou RPA, é uma forma de tecnologia de automação onde os robôs, sistemas inteligentes e capazes de tomar decisões, são usados para executar determinadas ações.

Já a Internet das Coisas, Internet of Things ou IoT, é a criação de uma rede de informações e comunicação entre objetos físicos que coletam informações, desde computadores até carros.

A aplicação do RPA (Robotic Process Automation) e a Internet das Coisas (IoT) em negócios proporciona diversos benefícios aos seus processos hoje em dia. Dependendo do contexto, podem ser recursos obrigatórios para o seu crescimento.

Quer entender melhor? Veja aqui algumas dessas vantagens.

Automação de respostas com mais precisão

Tempo é um dos recursos mais preciosos de qualquer profissional em qualquer segmento. Sendo assim, não é difícil entender por que tantas empresas hoje em dia investem pesado em maneiras de automatizar seus processos e garantir respostas mais rápidas a diferentes cenários, tanto no mercado geral quanto para cada um de seus leads e clientes.

A função básica do RPA, nesse contexto é automatizar esse tipo de resposta, baseando-se em dados já coletados pelo sistema para tomar melhores decisões. Ao integrar este sistema com a Internet das Coisas, ele terá acesso a uma rede muito maior e mais consistente de informações, o que aumenta a qualidade das decisões tomadas pelos robôs.

Mais facilidade no gerenciamento de dados

Unir RPA e Internet das Coisas em sua empresa também contribui bastante para o melhor gerenciamento de dados em um negócio. Manter informações importantes organizadas e com fácil acesso é fundamental para diversas tarefas no dia a dia de trabalho, tanto para grandes decisões de gestão quanto para outras ações operacionais.

O Robot Process Automation, naturalmente, pode registrar automaticamente e categorizar qualquer informação captada em sua rede, desde que seja instruído para isso. E, quando você inclui a amplitude de dados da IoT, terá uma base bem sólida de informação para evitar erros e possíveis perdas de recursos.

Otimização dos processos operacionais

Por fim, mas não menos importante, a melhor administração de dados e a automação de diversas ações dentro da empresa contribuem de várias formas para o desempenho operacional dos seus colaboradores no dia a dia. Tarefas que exigiriam semanas de trabalho podem ser delegadas para a máquina, liberando sua equipe para se dedicar a outras demandas o que promove também a escalabilidade em seu negócio.

Claro que isso deve exigir algum investimento, pois sua equipe precisa se adaptar às ferramentas e ao novo método de trabalho. Mas, uma vez que a transição seja concluída, você logo verá o aumento na rentabilidade.

Agora que você conhece as vantagens de integrar RPA e a Internet das Coisas, é hora de investir nessas inovações para acompanhar o ritmo do mercado. Para se preparar um pouco mais, confira também o nosso artigo sobre automação de processos e segurança da informação!