(11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

A automação de atividades é uma das soluções tecnológicas que mais crescem hoje em dia. Cada vez mais executivos estão engajados para estimular a adoção de ferramentas artificiais — como robôs e RPA (Robotic Process Automation) —, e colaboradores já estão passando a admitir suas vantagens.

Com a desmistificação do assunto, tudo está ficando mais claro para os envolvidos, e seus principais benefícios — como redução de custos, aumento da lucratividade e resolução de entraves que facilitam o dia a dia — estão sendo devidamente destacados.

Para aprender mais sobre essa expansão e conferir suas vantagens, continue a leitura deste conteúdo!

Crescimento do uso de robôs e RPA

A automação de processos tem crescido bastante ultimamente, principalmente por conta da variedade de possibilidades e benefícios e do retorno sobre o investimento que esse tipo de estratégia proporciona.

À medida que a tecnologia evolui, o medo com relação a ela diminui consideravelmente, pois seus resultados positivos vão sendo destacados como uma forma de obter vantagem competitiva.

O setor industrial é um dos mais beneficiados. A Federação Industrial de Robótica (IFR) estimou que, em 2019, cerca de 414 mil unidades robóticas serão adquiridas por fábricas. Segundo esta reportagem do Jornal do Comércio, em 2017, esse número foi de 381 mil, um aumento de 30% com relação a 2016. Ainda segundo a matéria, a China tem liderado os investimentos, seguida por países como Coreia, Japão, Estados Unidos e Alemanha, respectivamente.

A IFR também divulgou que os setores que mais adotaram ferramentas de automação foram:

  • automotivo;
  • eletrônico;
  • metalúrgico;
  • químico;
  • alimentício.

Já no setor financeiro, a expectativa de investimento é de 1 bilhão em 2023, o que representa um crescimento de 400% com relação ao que foi registrado em 2018.

A educação também tem colhido frutos, com incentivo aos estudos nessa área e preparação dos jovens com metodologias modernas de ensino. Um exemplo disso é o Torneio de Robótica FFL, promovido pelo SESI (Serviço Social da Indústria).

Por mais que tenha sido criado por um órgão relacionado à indústria, o objetivo do torneio é educar ao estimular o interesse pela tecnologia e desenvolver habilidades nas crianças. Nos projetos, os robôs propõem soluções para problemas reais de diversos contextos diferentes.

O crescimento no Brasil ainda é tímido: o país está na 39ª posição em um ranking de 44 países que mais utilizam essa tecnologia de robotização. Nesse ranking, lideram Coreia do Sul lidera, Singapura e Alemanha. No Brasil, a resistência dos funcionários e gestores ainda é muito grande, mas o avanço também encontra dificuldades por conta das incertezas políticas e econômicas.

Vantagens da automação de processos

A seguir, discutiremos algumas vantagens do uso de robôs e RPA.

Produtividade

Uma das primeiras é o aumento da produtividade. Com o uso de ferramentas artificiais para execução de atividades repetitivas, é possível aumentar o número de trabalhos simultâneos, mantendo a qualidade e a consistência. Isso acontece porque robôs não se cansam, por isso, lidam bem com extensão de demanda.

Monitoramento com indicadores

Os gestores que contam com RPA podem explorar os indicadores para estudar e analisar resultados, a fim de mantê-los alinhados aos objetivos e à estratégia da companhia. Dessa forma, é possível garantir que a TI gere mais valor para os outros setores e que contribua ativamente com o crescimento da empresa.

Eficiência

Também vale destacar o aumento da eficiência. Mesmo com elevação de funções para softwares RPA, eles conseguem garantir a qualidade enquanto reduzem os gastos e consomem menos recursos. Isso gera mais precisão nas atividades operacionais e menos erros. Quando aliado à integração dos processos, tudo fica ainda mais ágil e resulta em melhores resultados para o consumidor final.

Como vimos neste artigo, o mercado de automação está em contínua expansão e continuará crescendo nos próximos anos. Por essa razão, vale a pena investir em soluções do tipo, já que elas se mostram confiáveis e garantem um bom retorno.

O que você acha desse crescimento na adoção de robôs e RPA? Deixe um comentário no post e conte para a gente a sua opinião!