Se você acompanha o mercado corporativo, já notou que o discurso de transformação digital nas empresas passou, há muito tempo, de um ideal a ser alcançado para uma necessidade urgente. Quando falamos desse tema, é fundamental entender que o “futuro” é agora.

Sabemos que provavelmente esse processo já começou na sua organização. No entanto, é comum que alguns equívocos impeçam a implementação ou o avanço da transformação digital dentro da empresa.

Neste artigo, queremos compartilhar com você quais são os erros que sua gestão não pode cometer e como é possível corrigi-los. Continue a leitura e confira!

A importância da transformação digital nas empresas

Nossa sociedade atual está completamente imersa no cenário digital. São tecnologias que ajudam a indústria a produzir, inúmeras formas de conexão de pessoas online, variados mercados baseados na rede, entre outras mudanças. Vemos, inclusive, uma nova geração de pessoas que já nasceu no contexto digital chegando ao mercado de trabalho e tornando-se consumidora.

Torna-se evidente que o mundo moderno tem cada vez menos espaço para as empresas que se recusam a aderir à transformação digital. É imperativo: para continuar competitiva e se destacar, é preciso digitalizar-se.

Mas o que significa isso de forma prática? Com certeza, não basta apenas ter presença digital com um site ou um perfil em redes sociais. A organização precisa integrar a tecnologia no dia a dia de seus processos e fazer dela a grande aliada para o crescimento.

Foi-se o tempo de ter receio de que sistemas de inteligência artificial substituiriam as pessoas. Vemos que pode, sim, haver integração e colaboração para otimizar processos e conseguir melhores resultados com tecnologia.

Sendo assim, podemos dizer que a transformação digital nas empresas é, primeiro, um processo de mudança de mentalidade. A gestão e os profissionais precisam enxergar o potencial dessa inovação. Depois, é um processo de readequação, onde antigas práticas em todos os setores da organização são alteradas para integrar a tecnologia à rotina.

Os erros que impedem o processo

A transformação digital nas empresas é um processo desafiador por inúmeras razões, e existem alguns erros que podem prejudicar o avanço das mudanças que sua organização precisa fazer. Confira, a seguir, seis equívocos e como você pode evitá-los.

1. Falta de mindset digital na gestão e nas equipes

Principalmente em casos de empresas tradicionais que já estão no mercado há anos e precisam passar por uma transformação, muitos colaboradores não conseguem assimilar a necessidade de inserir tecnologias digitais no dia a dia. Eles se sentem ameaçados ou mesmo desafiados a manipular os novos sistemas.

Esse quadro evidencia a falta de mindset digital nos profissionais e é um erro que pode levar toda a iniciativa ao fracasso. Para evitar isso, é fundamental trabalhar a conscientização dos colaboradores sobre a importância das tecnologias implementadas. É necessário dar treinamento, mostrar as vantagens e gerar entendimento sobre esse novo momento da corporação.

2. Lacunas nas habilidades necessárias dos profissionais

A transformação digital exige novas habilidades dos profissionais. Primeiramente, para a manipulação de algumas ferramentas tecnológicas, posteriormente, para ter um olhar mais analítico, já que a tecnologia faz o operacional.

Esse problema precisa ser contornado com treinamentos eficientes de atualização. Quando a organização tem uma cultura de desenvolvimento constante, aprender essas novas habilidades vai ser um processo orgânico e fluído para todos.

Por vezes, é necessário ampliar o quadro de funcionários, recrutando talentos que estejam familiarizados com as novas tecnologias e possam ajudar na condução da transformação digital da empresa.

3. Ausência de um sistema de gestão

Mais um erro que prejudica a transformação digital é a falta da implementação de um sistema de gestão. Esse tipo de software é fundamental para funcionar como um centro das informações geradas na organização.

Por meio dele, o executivo consegue ter um olhar panorâmico dos processos que são executados, do planejamento e das metas que são ou não alcançadas. O sistema de gestão vai proporcionar os dados necessários para uma tomada de decisão mais estratégica e com maiores índices de acerto.

4. Falta de aposta em automação

Um dos pontos principais da transformação digital é otimizar alguns trabalhos que antes eram realizados manualmente. São os processos repetitivos que, quando digitalizados, são feitos de forma mais rápida e com menos chances de erros.

Por isso, é um grande erro ignorar a automação ou temê-la. É ela que vai possibilitar escalar o negócio e fazer mais, em menos tempo e com mais eficiência.

Além disso, automatizar processos permite que sua equipe passe a focar mais em análise e estratégias de crescimento, deixando de lado tarefas padronizadas.

5. Ausência de integração entre TI e outros departamentos

Um grande equívoco que pode comprometer a transformação digital nas empresas é a falta de integração entre o departamento de TI e outros setores da empresa. Essa falta de alinhamento pode acontecer por vários motivos.

Uma das razões é o TI não “falar a língua” dos profissionais de outras áreas e, assim, não conseguir convencer os gestores e colaboradores da necessidade de mudança, ou mesmo apoiar a transição de sistemas.

Outro motivo é o TI não conseguir entender as reais carências da empresa durante o processo de transformação. Assim, ele acaba oferecendo soluções que não são eficazes ou que não são viáveis financeiramente para a realidade da corporação.

Em ambos os casos, o necessário é ter uma equipe de TI que consiga acompanhar as ambições do executivo e oferecer as ferramentas certas para o sucesso da digitalização.

6. Desconhecimento da necessidade de atualização

Se sua organização já começou o processo de transformação digital há pouco ou muito tempo, não pense que o trabalho já está concluído e que a gestão pode acomodar-se com as tecnologias implementadas.

Esse é um grande erro que pode fazer com que sua empresa fique para trás no decorrer dos anos. A verdade é que novos sistemas e ferramentas aparecem a todo o momento, permitindo que as corporações inovem e se mantenham competitivas. A transformação digital nas empresas é um processo em construção constante, sendo fundamental acompanhar suas tendências.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber os desafios da transformação digital nas empresas e quais são os erros que seu negócio precisa evitar para crescer de forma saudável.

Restaram dúvidas, ou você gostaria de deixar sua opinião sobre o assunto? Use o espaço de comentários a seguir para falar com a gente!