4 ideias inovadoras para reduzir custos nas empresas

Empresário com laptop e calculadora no escritório
O que você encontrará aqui:

O corte de gastos é um assunto indispensável no planejamento orçamentário corporativo. Na maior parte dos casos, o que as empresas buscam com isso é reduzir as perdas, a fim de aumentar seus dividendos. Dessa forma, ideias inovadoras para reduzir custos são sempre bem-vindas.

Apesar de essa ser uma medida estratégica importante, inevitavelmente, gera alguns desafios para os gestores, que precisam traçar metas para melhorar a produtividade da equipe, harmonizar os processos e aumentar as vendas. Enfim, a demanda é significativa, mas isso não deve atrasar os objetivos do empreendimento.

Pensando nisso, separamos algumas ideias inovadoras para reduzir custos, que poderão ser aplicadas sem muitos contratempos. Quer descobrir quais são elas? Acompanhe!

1. Incentive a participação dos colaboradores

Está mais do que provado que o investimento em pessoas pode levar sua empresa a outro patamar. Isso ocorre visto que quando todos estão envolvidos em um único propósito, a chance dos resultados serem positivos é maior.

Nesse caso, crie meios de ouvi-los e valorize a participação de cada membro da equipe, deixando-os à vontade para dar opiniões, enviar sugestões e até expor reclamações.

Hoje em dia, contamos com diversos canais de comunicação, como Facebook, WhatsApp e e-mails, para nos auxiliar nessa empreitada. Portanto forme os grupos e absorva aquilo for relevante.

2. Estabeleça metas por meio de campanhas

Ganhar o reconhecimento do público externo faz parte da missão de qualquer marca. Afinal, direcionar o alvo para o cliente em potencial é a forma que temos de obter mais conversões.

No entanto, fortalecer a confiança do público interno também faz parte dos propósitos corporativos. Então, que tal estreitar os laços, envolvendo-os em disputas saudáveis?

Você pode propor reduções no uso de papel toalha, copos descartáveis, energia elétrica, telefonia, água, folhas de ofício, tinta de impressora. Assim, eles se sentirão incluídos no processo de desenvolvimento da organização.

Só não se esqueça de recompensá-los! Nem que seja com um cafezinho ou 15 minutos a mais na hora do almoço da semana, certo?

3. Use a tecnologia a favor

Tempo é dinheiro e ninguém quer perder um vintém sequer. Assim sendo, usufrua do melhor que os recursos tecnológicos podem oferecer. Além de muitos otimizarem os processos corporativos, eles também se mostram eficientes quando o assunto é a redução de custos. Por exemplo:

  • videoconferência: diminui deslocamentos desnecessários, no caso de reuniões menos complexas;
  • VOIP: gera economia nas ligações por utilizar a internet como meio de transmissão da mensagem;
  • aplicativos e sites gratuitos: trabalho com banco de imagens, planilhas compartilhadas, computação em nuvem e comunicação interna também ajuda a economizar;
  • ferramentas de gestão: otimizam os processos, evitam retrabalhos e erros, melhoram a produtividade, potencializam os ganhos e ainda reduzem os custos.

4. Amplie a cartela de fornecedores

Se você fizer um levantamento acerca dos fornecedores, bem com o tipo de produto ou serviço que eles disponibilizam, poderá colocar na balança os prós e contras de cada um.

Um bom exemplo disso são empresas de telefonia, que, na corrida por mais clientes, oferecem diversos benefícios que fazem a diferença no orçamento.

Apenas tome cuidado para que isso não interfira na qualidade dos serviços prestados por sua empresa.

Promover ideias inovadoras para reduzir custos também é um ótimo jeito de envolver todos no planejamento e monitoramento dos gastos, visto que esse processo de consciência contribui bastante para a formação de uma cultura corporativa movida por resultados.

Avalie esse post
Compartilhe
Este conteúdo foi escrito por
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

Receba nossos conteúdos

🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Fale com um especialista

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade.