O Business Intelligence tem um papel de grande importância na gestão das empresas. Contudo, para que ele seja realmente efetivo, o profissional deve saber como escolher a solução mais adequada para o seu negócio.

Uma escolha errada pode resultar em coleta de dados irrelevantes, custos excessivos com uma tecnologia que não era necessária no momento ou, até mesmo, coleta indevida de dados, com erros que podem prejudicar a empresa das mais diversas formas.

Para evitar a ocorrência desses problemas, desenvolvemos este artigo onde explicaremos como escolher uma entre as melhores soluções de Business Intelligence disponíveis no mercado. Conheça as opções e veja qual delas se adéqua melhor às necessidades do seu negócio.

O que é Business Intelligence (BI)?

BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios, em português) é o termo aplicado às estratégias utilizadas no meio corporativo para melhorar o desempenho da gestão do negócio por meio de coleta e análise de dados.

Abrange todos os setores da empresa: financeiro, operacional, marketing, comercial, entre outros. Também auxilia na identificação de tendências de consumo e mudanças de comportamento do público. Na prática, o processo tem início com a coleta de informações brutas, que são gravadas em um banco de dados personalizado para a empresa em questão.

Em seguida, a partir da utilização de ferramentas de BI, esses dados são analisados e organizados de forma mais clara possível em gráficos, mapas, relatórios ou resumos. Isso facilita a gestão empresarial e torna o processo de tomada de decisão mais inteligente e eficaz.

Para alcançar esse fim, os relatórios emitidos devem ser claros e de fácil compreensão. Dessa forma, será possível estabelecer padrões, identificar erros ou definir a causa de algum comportamento anormal.

O principal motivo de sua utilização é a definição inteligente dos dados na estratégia do negócio. O relatório do analista de BI ajuda o gestor a ter uma visão mais completa sobre as rotinas da empresa e pontos que precisam ser melhorados, ajudando a atingir as suas metas.

Pode ser identificado, por exemplo, o motivo de ter havido uma diferença no fluxo de vendas, auxiliar a mensurar campanhas de marketing, maximizar a performance da infraestrutura, controlar estoque ou ainda identificar o comportamento de seu público, estabelecendo padrões para elaborar melhor a sua persona e atingir em cheio o gosto dos seus leads.

Como escolher as melhores soluções de Business Intelligence?

Dentre tantas opções de ferramentas, torna-se difícil a tarefa de definir qual é a mais indicada para o seu negócio. Para facilitar a sua seleção, mostraremos alguns fatores que devem ser considerados no momento da escolha.

Facilidade de Uso

Não é necessário que o sistema seja complexo para que ele seja eficiente. Um sistema simples de usar e com uma interface amigável é muito mais desejável que um no qual seja necessário oferecer um treinamento aprofundado para toda a equipe.

Opte sempre por um dashboard clean, que apresente análises conclusivas e tomada de decisão ágil. O acesso deve ser rápido e apresentar as informações principais do negócio de forma intuitiva.

Adaptação às necessidades

O sistema deve ser capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de negócio, gerando uma solução customizável tanto para pequenas quanto para grandes empresas.

Capacidade de trabalhar com diferentes tipos de dados

As informações devem poder ser compiladas a partir de diversas fontes, tais como Excel, diversos bancos de dados, logs ou redes sociais. Ela também deve oferecer suporte a dados estruturados ou semiestruturados.

Controle de acesso de dados

Outro fator determinante a ser analisado é o nível de controle de acesso aos dados. É fundamental que o gestor tenha o total controle de qual setor pode ter acesso a quais informações. Além disso, se a sua empresa tiver filiais, você deve ser capaz de permitir que cada uma delas tenha acesso ao mesmo sistema, segundo as mesmas regras da matriz.

Poder de análise

A solução a ser escolhida deve ser capaz de realizar um cruzamento de dados, integrando diversas fontes de informação. Muitas vezes, essas são as principais métricas extraídas e as que oferecem análises mais precisas.

Mobilidade

A solução deve ser amigável a qualquer dispositivo, seja ele desktop ou mobile. Verifique se a ferramenta pode ser utilizada em tablets e smartphones dos mais diversos tamanhos e modelos.

Suporte

O suporte deve ser em português e de fácil acesso. Verifique os horários de atendimento e também se ele oferece algum tipo de consultoria ou treinamento em caso de dúvidas no funcionamento do sistema.

Manutenção

Outro fator importante é a existência de manutenção periódica. O sistema deve ser capaz de funcionar sem travamentos ou erros. Para isso, deve ser oferecida uma manutenção de tempos em tempos, onde será realizada revisão e atualização do sistema.

Segurança da informação

A informação deve ter total segurança e sua integridade deve ser garantida. Pesquise sobre casos de instabilidade do sistema e consulte outros usuários para conseguir um feedback a esse respeito.

Quais as vantagens de utilizar ferramentas de BI?

Existem inúmeras vantagens em utilizar ferramentas de BI. Vamos citar as principais delas nos próximos parágrafos. Uma ferramenta de BI oferece melhor conhecimento do negócio. Os dados extraídos, quando expostos de forma clara e precisa, auxiliam e facilitam o processo de tomada de decisão empresarial.

Por sua vez, uma tomada de decisão acertada ajuda a reduzir custos, poupar recursos e otimizar o tempo de produção. A ocorrência de erros também é menor, pois eles podem ser previstos e solucionados antes de gerarem consequências graves.

Os dados extraídos também ajudam a identificar tendências de consumo, sazonalidades e comportamento dos clientes. Uma ferramenta eficiente entrega resultados de forma automática e precisa, otimiza resultados e facilita o acesso e compartilhamento de informações.

Agora você já sabe o que é e conhece as principais soluções de Business Intelligence (BI), suas vantagens e sabe como escolher a melhor solução para o seu negócio. Não deixe de analisar as necessidades de sua empresa antes de dar esse importante passo.

Nós aqui da Biti9 oferecemos a melhor solução em automação. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar no crescimento de sua empresa.

Open chat