Entenda melhor o impacto do RPA em diferentes setores de mercado

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Estamos na era da automação? Essa é a pergunta que muitos especialistas e profissionais podem se fazer ao notar o impacto do RPA em diferentes setores de mercado. Essa é uma das tecnologias mais expressivas atualmente e merece uma atenção cuidadosa de empresas que desejam acompanhar as tendências da indústria moderna.

Neste artigo, queremos reforçar que tipo de solução está por trás dessa ferramenta, quais segmentos podem se beneficiar dela e de que forma isso acontece. Continue a leitura e descubra como o RPA pode ser útil no seu contexto organizacional.

Como funciona a tecnologia RPA?

A sigla RPA é de Robotic Process Automation e sintetiza nada menos que uma tecnologia robótica capaz de automatizar processos que, antes, seriam feitos manualmente. De maneira inteligente, esse tipo de ferramenta consegue ler e interpretar informações, organizar dados e responder a solicitações do usuário.

Antes de implementá-la, a gestão de um setor faz um mapeamento dos processos que serão realizados. Com isso, aqueles que são passíveis de automação são identificados. Em geral, são tarefas repetitivas, que consomem muito capital humano e que, se tornando escaláveis, vão gerar lucro significativo para o negócio.

Se há poucas décadas a sociedade imaginava um futuro com máquinas inteligentes executando funções de forma natural, podemos considerar que hoje vivemos essa realidade nas empresas. Essa transformação conduzida pelo digital é o que norteia o conceito de indústria 4.0 ou 4º Revolução Industrial.

Quais áreas têm usado Robotic Process Automation?

Ao contrário do temor que o senso comum levantou anos atrás, tecnologias robóticas de automação não têm como principal propósito tomar o lugar dos profissionais nas empresas. O que tem acontecido é uma otimização dos processos em diversos departamentos de cada organização, com ferramentas como o RPA atuando nas tarefas repetitivas e permitindo que a equipe mantenha o foco em análise e estratégia de crescimento.

É interessante notar o impacto do RPA em diferentes setores de mercado, já que uma de suas principais qualidades é a flexibilidade. Podemos citar:

  • atendimento ao cliente, com automação do contato, gestão de envios de boletos de cobrança e notificações;
  • área contábil, que é beneficiada na automação de tarefas como emissão de notas e relatórios;
  • setor de gestão de pessoas, usando automação nas burocracias do departamento pessoal, no recrutamento de talentos e na gestão de dados de colaboradores;
  • setor de tecnologia para administração de arquivos;
  • gestão de departamentos, sendo beneficiada pela facilidade de acompanhar processos e obter métricas confiáveis.

Como é o impacto do RPA em diferentes setores de mercado?

Ainda que a tecnologia RPA possa ser implementada em diferentes áreas do mercado, os benefícios que ela carrega são similares para todos os departamentos que a adotam. Separamos, abaixo, algumas das principais vantagens que sua empresa pode usufruir ao utilizar Robotic Process Automation.

Redução de tempo de operação

Um dos grandes diferenciais na rotina de qualquer setor que adota um sistema de RPA é a aceleração da realização dos processos. Lidar com tarefas de forma individual toma um tempo excessivo da equipe, que precisa analisar caso a caso, muitas vezes checando informações para garantir o acerto.

Entretanto, quando a tecnologia manipula os dados, consegue otimizar esse tempo e isso é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pelo departamento. Quando se tratam de tarefas a serem entregues para os clientes, há maior índice de satisfação. Quando é o caso de demandas internas, a eficiência abre espaço para crescimento sem aumento de gastos.

Diminuição de erros

O impacto do RPA em diferentes setores de mercado também aparece na redução do índice de equívocos nos processos. A indústria tem percebido que o tempo é um recurso valioso, que não pode ser perdido por conta de falhas humanas.

Além disso, quando a empresa consegue diminuir erros e analisar melhor as informações que têm à mão, aumenta sua possibilidade de acertar em iniciativas de desenvolvimento. Ela pode se permitir tomar decisões mais inteligentes e embasadas com menor chance de risco.

Escalabilidade

A escalabilidade passou a ser a chave para o sucesso da maioria dos negócios atuais e tem se tornado cada vez mais claro que o grande fomentador de um negócio escalável é um sistema de automação.

Se uma empresa precisa multiplicar sua capacidade de produção sem, junto com isso, multiplicar seus custos, o melhor caminho é adotar ferramentas inteligentes que deem conta de aumentar o volume de processamento.

Por isso, o retorno sobre o investimento (ROI) em uma tecnologia como o RPA é extremamente alto. O setor consegue usá-la sem a necessidade de uma troca sempre que a demanda crescer.

Organização

Mais um trunfo para empresas que adotam soluções de automatização é a organização dos processos. Sabemos que, para atuar de forma estratégica, um setor precisa se manter organizado, estruturar um planejamento sólido e acompanhar de perto os resultados e indicadores.

Isso se torna muito mais fácil com um sistema RPA, já que ele centraliza demandas e informações que são indispensáveis para o monitoramento da gestão. Por meio dele, os colaboradores conseguem ter uma visão panorâmica da eficiência na realização de tarefas.

Além disso, a implementação de uma tecnologia de automação exige um mapeamento prévio dos processos e uma padronização, garantindo que toda equipe esteja alinhada com a gestão e com o trabalho feito pelo sistema.

Aumento da competitividade

Garantir que uma empresa vai se manter competitiva no mercado exige muito mais que o oferecimento de produtos ou serviços de qualidade ou um posicionamento de marca correto.

A eficiência dos processos internos conta muito para que uma organização consiga se reinventar, aproveitar oportunidades de crescimento e tomar as decisões certas para uma performance de sucesso. Em um contexto tecnológico na indústria, é inevitável que aquelas que investem em ferramentas como o RPA se destaquem.

Esperamos este conteúdo tenha ajudado a mostrar como é o impacto do RPA em diferentes setores de mercado. A relevância e flexibilidade dessa tecnologia demonstra uma necessidade urgente de implementação nas corporações que querem se manter competitivas. Atuar em parceria com uma empresa especializada nesses sistemas pode maximizar os retornos desse investimento.

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Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

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