(11) 3181 7255‬ \ (11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

Em sua essência, qualquer processo de tomada de decisão deve ajudá-lo a identificar escolhas e encontrar a melhor solução.

Decisões efetivas e bem-sucedidas proporcionam lucros, e desenvolvem as equipes e departamentos da empresa.

Com tantas tarefas, fontes de informação, perguntas, conexões críticas e processos envolvidos, os gestores de finanças e tecnologia precisam lidar com prioridades e necessidades de buscar por inovações. Além de considerar o número crescente de informação e dados (estruturados ou não), Big Data e Small Data — que continuam aumentando em um ritmo surpreendente.

Entretanto, quando há desconexões entre os departamentos da sua empresa, isso leva a uma visão limitada do negócio, e o uso de software de gestão de informação pode ajudar nesse processo.

Por essa razão, o processo de tomada de decisão é essencial para toda organização. E, se for embasado em dados, é possível escolher o melhor curso de ação a partir de algumas alternativas possíveis.

Neste artigo, traremos alguns benefícios do uso de uma solução de gestão de informação para sua empresa. Continue a leitura!

O processo de tomada de decisão e o RPA

O mercado oferece diversas soluções ERPs (“Enterprise Resource Planning”, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português), como SAP e Totys.

Essas são opções que realmente auxiliam a gestão, mas não estão livres de serem burocráticas e terem processos repetitivos.

A tomada de decisões e resolução de problemas são processos contínuos de avaliação de situações ou conflitos, considerando alternativas, fazendo escolhas e acompanhamentos com as ações necessárias.

Às vezes, o processo é extremamente curto e a reflexão mental é instantânea. Em outras situações, pode se arrastar por semanas ou meses. Em contrapartida, a tomada de decisão depende das informações corretas estarem disponíveis sempre que necessário.

Os métodos tradicionais levam tempo, mas com o uso de robôs, as decisões embasadas em dados podem ser mais acertadas.

O RPA (“Robotic Process Automation”, ou Automação Robótica de Processos, em português) é uma maneira simples de imitar ações humanas e ajudar nos processos de decisão condicional.

Mesmo que essa tecnologia simule as ações humanas que envolvam uma série de etapas de modo a realizar atividades significativas, o RPA difere da automação. Considerando que na automação de uma tarefa manual, como usar uma calculadora, é preciso ter envolvimento humano para inserir os valores.

No caso do RPA, tarefas repetitivas como inserir valores na calculadora agora podem ser feitas por bots no lugar de humanos.

Com o uso dessa solução, é possível cuidar de várias alternativas habilmente, com uma simples decisão baseada em regras que pode ser tomada com precisão. Fornecedores de soluções com essa abordagem, como a Biti9, ajudam empresas a:

  • reduzir custos;
  • otimizar processos;
  • ganhar produtividade.

Ainda assim, o Robotic Process Automation não requer formas complexas de processos de tomada de decisão e reduz os custos ao fazer negócios, resultando em maior satisfação do cliente.

Após configurar sua solicitação inicial, o software funciona nos bastidores para responder aos gatilhos, lançar bots para buscar os dados necessários e executar processos. Suas operações de back-end são tratadas com pouca ou nenhuma interação humana.

Ao simplificar esses processos, garante tomada de decisão rápida e otimização do negócio. Dessa forma, os gestores não precisarão acessar diversas planilhas para obter informações ou fazer atualizações manualmente, o que rende tempo de resposta atualizado às condições do mercado.

Consequentemente, as equipes financeiras têm mais tempo para se concentrar em fornecer insights para tomada de decisões estratégicas no desenvolvimento de produtos, entrega e atendimento ao cliente.

Devido a isso, quando um gestor efetuar recomendações rápidas, seus clientes também tomarão as decisões certas momentaneamente. Como o gestor encontrou um caminho melhor, acabará compartilhando e influenciando a todos.

Vantagens de usar um software para apoiar a tomada de decisão

Com um software de gestão de informações, o gestor terá um processo de tomada de decisão melhor, pois essa solução combina análise, planejamento e funcionalidade de previsão em uma solução unificada.

Assim, permite que os usuários realizem relatórios e análises, além de usarem essas mesmas informações para atividades de gerenciamento, visando desenvolver o negócio.

Conheça, a seguir, mais benefícios de contar com um software de gestão de informações.

1 — Dados coletados

A análise dos dados coletados por uma empresa é importante diferencial competitivo, capaz de melhorar o desempenho junto ao mercado e garantir melhores taxas de sucesso.

E-book RPA

Quando bem integrada às operações da empresa, a tecnologia fornece ao negócio a capacidade de otimizar suas rotinas de tomada de decisões, possibilitando a conquista de melhores resultados.

No mercado atual, dados coletados têm papel estratégico nas empresas. Eles são o centro de uma série de processos vitais para os negócios. Por esse motivo, devem estar disponíveis e facilmente acessíveis de modo a garantir decisões mais ágeis e embasadas.

Nesse sentido, um software de gestão da informação é fundamental para assegurar que os dados coletados cheguem às partes interessadas com sua integridade intacta e se mantenham em segurança.

E, o surgimento de tecnologias, como o RPA, facilitam a seleção, análise e manipulação das informações coletadas. 

Para isso, o ideal é contar com o apoio de especialistas em soluções de gestão de dados, que ajudam a ampliar o negócio com uso da tecnologia. A equipe Biti9 é a melhor opção nesse contexto.

2 — Automatização de processos

Um processo de tomada de decisão é eficiente no momento em que a melhor escolha é alcançada com o mínimo de esforço. Quando uma série de etapas predefinidas são executadas de forma consistente, não há espaço para desvios.

A automação de processos se traduz em:

  • maior visibilidade;
  • mais qualidade e comunicação;
  • melhor gerenciamento de tarefas.

Notas, chamadas e e-mails para repassar informações podem ser substituídos por soluções mais modernas, geralmente incluídas em um software de gestão de informação.

Quando um gerente financeiro ou de tecnologia dependem do andamento das tarefas automatizadas, fica mais fácil decidir com base em dados consistentes, gerenciar prazos e agilizar a colaboração. Afinal, a automação de processos remove o risco de erros e evita decisões redundantes.

A probabilidade de erros diminui drasticamente quando os gestores contam com um software de gestão da informação. Considerando que a ferramenta realizará tarefas atreladas a tomada de decisão, rapidamente e sem equívocos. Assim, a automação de processos também significa usar melhor seu tempo de trabalho.

A Biti9 oferece um sistema de automação de processos que robotiza qualquer atividade repetitiva, escalável e de grande volume.

3 — ROI assegurado

Em relação aos custos e à produtividade, o software de gestão de informação otimiza a tomada de decisão e proporciona retorno sobre investimento (ROI) assegurado. Esse recurso propicia segurança, visto que eliminará efeitos de decisões equivocadas e gastos desnecessários.

Com o acesso simples a informações relevantes e nenhum esforço mal direcionado, incluir a tecnologia no processo de tomada de decisão é um estímulo ao crescimento.

A melhora na qualidade dos dados e a repetibilidade, garante que a informação chegue aos gestores, evitando ciclos dispensáveis. Com certeza, os resultados operacionais e estratégicos refletem em um ROI assegurado!

4 — Otimização de recursos

As organizações estão sob pressão para impulsionar a inovação e transformação, dada a realidade das pessoas restritas e dos recursos financeiros.

A otimização de recursos é o conjunto de processos e métodos para combinar os meios disponíveis (humanos, máquinas e financeiros) com as necessidades da organização para alcançar metas estabelecidas.

Como um software de gestão de informação facilita a tomada de decisão, as empresas alcançam os resultados desejados em um prazo definido e com orçamento menor.

A necessidade de otimizar recursos é particularmente evidente quando as demandas da organização tendem a saturar e/ou exceder os bens disponíveis.

Tomada de decisão com o apoio de um software

Para que um negócio funcione melhor, os gestores devem tomar decisões, sejam elas simples ou complexas, pois suas resoluções afetam o sucesso da empresa a longo prazo.

Todo executivo deve garantir a continuidade da operação e o crescimento do negócio, o que pode ser significativamente mais direto usando a tecnologia.

O uso de software de gestão de informação em operações e atividades de negócios atualmente é indispensável. A tecnologia aproveita as informações para todos os tomadores de decisão, ajuda a acelerar processos e aumenta a eficiência.

Além disso, o RPA permite que os gestores colaborem mais com suas equipes para executar decisões, enquanto oferece a oportunidade aos funcionários de automatizar tarefas.

A experiência não é o suficiente para a gerência de finanças ou de tecnologia anteciparem consequências e riscos de suas escolhas. Por isso, contar com um software de gestão de informação otimiza o processo de decisão, que impactarão positivamente a empresa.

Nesse artigo, você descobriu as vantagens de ter um software de gestão de informações para otimizar os processos na sua empresa, e a importância de contar com uma equipe especializada no assunto.

Se você quer transformar os seus processos e ter soluções mais acertadas, entre em contato com os especialistas da Biti9!

Adote agora a automação de processos e ganhe pontos de eficiência em sua empresa!