(11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

Nos últimos anos, a tecnologia digital tornou diversos processos empresariais cada vez mais simples e práticos. Registros detalhados de seus clientes e suas atividades podem ser realizados e resgatados em questão de segundos. Porém, isso também levou a várias novas questões de segurança, pois a conectividade abre portas para criminosos virtuais. A automação de processos e segurança da informação é muito importante para ajudar a preservar a integridade do seu negócio.

Como o nome indica, a automação de processos envolve a utilização de softwares e sistemas para fazer com que algumas tarefas ocorram sem intervenção humana. A segurança da informação, da mesma forma, é o conjunto de práticas que você utiliza para manter seus dados, assim como os dados de seus clientes, em sigilo.

Ambos os processos são complementares hoje em dia, pois um sistema automatizado pode ser menos vulnerável do que um manual. Se você quer utilizar esses recursos a seu favor, veja aqui os principais passos básicos para implantá-los.

Faça o mapeamento

O primeiro passo para trabalhar automação de processos e segurança da informação é compreender em detalhes o funcionamento de seus sistemas atualmente. Faça um mapeamento detalhado dos processos da empresa e veja quais deles podem ser otimizados e/ou automatizados, tanto em termos de produtividade quanto em termos de falhas de segurança.

Crie um cronograma de implantação

Uma vez estabelecido o estado atual de seus processos e o estado que você deseja atingir após a automação, é hora de desenvolver um cronograma e planejar uma estratégia. Comece pelos aspectos mais simples e de retorno mais rápido para o seu negócio, pois isso facilita a adaptação da equipe ao longo do tempo.

Foque em benefícios para o cliente

Tanto durante o planejamento quanto em sua execução, a automação de processos e segurança da informação deve ser pensada com base no que mais vai beneficiar seus clientes. Mudanças que não melhoram a qualidade do serviço ou não trazem retorno real para sua empresa podem ser dispensadas para economizar energia, tempo e recursos.

Treine seu time

Nenhum sistema se sustenta sem o apoio de uma equipe especializada. Antes de começar a implementar softwares, alterar processos e efetivamente automatizá-los, é importante que seu time esteja preparado para lidar com essas mudanças e tirar maior proveito delas. Afinal, a automação tornará várias tarefas consideravelmente mais rápidas, exigindo que todos se adaptem a um fluxo mais ágil de informações.

Invista em segurança de dados

A proteção das informações da sua empresa e de seus clientes é um ponto importante da automação de processos, afinal, com mais sistemas digitalizados também há mais portas para invasão e crimes virtuais. Por isso, ter um esquema de segurança da informação bem estruturado permite que você ponha mais opções de automação em prática com menor risco.

Monitore os resultados

Seja antes, durante ou após a implantação do plano, você precisa de dados e métricas para embasar a maior parte de suas decisões. Por isso há tanta ênfase em monitorar o desempenho de suas ações. Caso futuras análises demonstrem que seu sistema ainda está muito vulnerável, então o melhor é reestruturar seu planejamento e buscar novos dados.

Agora que você entende melhor como implementar automação de processos e segurança da informação, é hora de colocar esse conhecimento em prática no seu negócio e ter ainda mais sucesso na execução de seus procedimentos.

Para acompanhar nossos conteúdos e novidades do setor, além de outros assuntos relacionados à automação, curta nossa página no Facebook!

Mais informações sobre Robbi9

 

Participe da nossa lista para receber as últimas novidades e atualizações sobre o Robbi9

Obrigado por assinar nossa newsletter