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O Return on Investiment (ROI) é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência ou rentabilidade de uma aplicação, ou comparar a competência de uma série de investimentos diferentes. O ROI tenta medir diretamente os resultados de um determinado valor investido em relação ao seu custo.

Por isso, investir em ações e softwares que tenham ROI assegurado é importante para eliminar o emprego desnecessário de recursos, por exemplo.

Assim, contar com a automação de processos, como soluções baseadas em Robotic Process Automation (RPA), exige planejamento para a empresa extrair todo seu potencial.

Entretanto, nesse caso, vale ressaltar que o ROI será visível somente após alguns meses depois de sua implementação. Para você entender mais sobre o assunto, reunimos algumas informações. Continue e aproveite a leitura!

ROI é importante nos negócios

Apenas empresas que gastam sabiamente e monitoram o ROI sobrevivem à longo prazo. E isso é um fato inegável!

Se você não está vendo um Return on Investiment ideal em um determinado esforço, o mais indicado é parar de investir em causas perdidas.

Afinal de contas, a principal vantagem dessa métrica é permitir que você veja os frutos do seu investimento, já que é importante ter uma visão macro ao administrar um negócio.

Benefícios do ROI assegurado

Entender seus lucros e o impacto de um investimento em sua empresa é imprescindível e extremamente útil na tomada de decisões. Sendo assim, conheça os benefícios do ROI assegurado para seu negócio.

1. Simples e fácil de calcular

Bastam apenas duas informações para calcular o ROI: o benefício e o custo. Como um retorno pode significar coisas diferentes, sua fórmula é objetiva. Continue a leitura, pois ensinaremos como fazer o cálculo nos próximos tópicos.

2. Universalmente compreendido

O retorno sobre o investimento é um conceito universalmente compreendido, por isso é garantido que se você usar a métrica na conversa, as pessoas de diversos lugares saberão do que você está falando.

3. Melhor medida da rentabilidade

O foco principal do ROI está no nível de investimento exigido e, para uma determinada unidade de negócios, há ativos que ajudam a maximizar os ganhos.

Uma análise de custo-benefício desse tipo ajuda os gestores a descobrirem qual taxa de retorno pode ser esperada a partir de diferentes propostas.

Isso permite, ainda, que eles escolham a melhor opção para aperfeiçoar o desempenho do lucro divisional e organizacional, bem como a utilização efetiva das aplicações existentes.

4. Alcançar a Congruência de Metas

O ROI assegurado garante a congruência de metas entre as diferentes divisões e a empresa. Assim, qualquer aumento na métrica trará melhoria geral  à organização.

5. Análise comparativa

A comparação entre diferentes unidades de negócios, como rentabilidade e utilização de ativos, é possível com o cálculo do ROI.

Dessa forma, pode ser usado para relações entre empresas, desde que as organizações cujos resultados serão relacionados sejam de tamanho compatível e da mesma indústria.

O ROI é uma boa métrica, pois pode ser facilmente comparado com o custo de capital relacionado em momentos de tomada de decisão.

Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI)

Existem várias versões da fórmula ROI e o resultado do cálculo pode ser expresso em porcentagem. Confira os dois mais usados:

  • ROI = Lucro Líquido / Custo do Investimento;
  • ROI = Ganho de Investimento / Base de Investimento.

Um investidor compra o imóvel A, sendo avaliado em R$ 500 mil. Dois anos depois, o investidor vende a propriedade por R$ 1 milhão.

Usamos a fórmula de ganho de investimento nesse caso:

ROI = (1.000.000 – 500.000) / (500.000) = 100%

O uso do cálculo da fórmula ROI

Os cálculos do ROI são simples e ajudam o investidor em suas tomadas de decisão. Além disso, também pode indicar como um investimento tem sido realizado até o momento.

Dessa forma, ao usar a fórmula, o gestor pode separar aplicações de baixo desempenho de outras de alta performance. Com essa informação, a empresa pode ter uma visão completa e saber para quais departamentos, infraestruturas e soluções deve dar mais atenção.

Desafios para determinar o ROI

Calcular o ROI nem sempre é claro, pois alguns investimentos se sobrepõem, dificultando a determinação do que gerou mais lucro.

No caso dos gastos com posts patrocinados em redes sociais, por exemplo, pode não ser capaz de determinar se alguma plataforma de mídia social contribuiu em grande parte para seus retornos.

Nesse cenário, pode ter outras aplicações contínuas para aumentar as vendas, como uma campanha mensal de boletins informativos por e-mail marketing.

Apesar da dificuldade potencial de determinar o ROI de um investimento específico, a métrica ainda é muito útil ao tentar garantir que sua empresa ganhe mais do que gasta.

Por isso, não se preocupe com a precisão completa ao calcular o ROI e, ao invés disso, considere como você será capaz de medir resultados cada vez que fizer uma nova aplicação. Outros desafios que sua organização enfrentará são:

1. Concentre-se nas métricas positivas

Quanto mais dados e métricas positivas, maior será a probabilidade de suas estratégias de crescimento serem bem sucedidas.

2. Estar por dentro do mercado

Um gestor precisa estar por dentro dos desenvolvimentos do mercado para vencer os desafios do ROI. Com a finalidade de obter atualizações do negócio você deve seguir as novidades da área de atuação da sua organização.

3. Não esconda informações da sua equipe

Os membros da equipe preferem saber exatamente qual é a situação da empresa, ao invés de sentir que estão sendo mantidos no escuro. A falta de informação evoluirá para problemas que podem afetar o cálculo correto do ROI.

4. Avalie os investimentos

A fórmula de ROI permite que você avalie a eficiência de vários investimentos em períodos iguais de tempo.

Ele pode ser usado de modo a determinar investimentos, por exemplo, na pesquisa de um plano financeiro para os próximos anos.

Com isso, você pode usá-lo para avaliar suas aplicações quando precisar fazer alterações no planejamento da sua organização.

Investimento em tecnologia e a vantagem competitiva

Antes que uma nova tecnologia seja implementada, as empresas podem estar preocupadas de não serem capazes de explorá-la plena e efetivamente.

Quando você mede o ROI, tem informações suficientes para fortalecer sua organização e a hipótese de ficar à frente de seus concorrentes. Com as soluções de tecnologia certas, sua empresa obtém uma vantagem competitiva ao fornecer ao cliente um serviço ou produto superior.

Como resultado, a capacidade da sua organização de inovar, vender e atender consumidores melhorará significativamente.

Para tanto, contar com uma solução de automação de processos, como a oferecida pela Biti9, reduzirá os custos e aumentará a performance da sua organização.

Se você gostou de saber como o ROI pode se tornar a palavra de ordem no ambiente empresarial, continue acompanhando nossos conteúdos no Facebook e LinkedIn!