Transformação digital deixou de ser algo conceitual e se tornou uma ação eficaz para as empresas se manterem saudáveis no mercado. Nesse cenário, surge a robotização de processos corporativos, uma inovação que otimiza atividades operacionais, muitas vezes repetitivas e burocráticas, e permite a orientação de esforços humanos para as ações mais estratégicas.

Esse recurso pode ser usado de maneira bastante ampla, e as atividades variam de acordo com a complexidade. Assim, engloba desde o envio de e-mails até a adoção de bots personalizados para atendimento ao cliente.

Nessa perspectiva, apenas conhecer as principais ferramentas tecnológicas não significa que sua empresa avançou e tem as melhores armas. Surge, então, a seguinte pergunta: “O que está faltando para sua empresa alinhar alta tecnologia e redução de custos?”

Neste post, vamos detalhar como funciona essa robotização na prática e quais os benefícios para a diferenciação da sua empresa. Confira!

Qual a diferença entre robotização e automação?

A maneira mais simples de entender a principal diferença entre automação e robotização é imaginar o seguinte cenário: pense em uma empresa que trabalha com dois sistemas diferentes, um ERP e um software de gestão fiscal. Ambos são automatizados — realizam cálculos, organizam dados, rodam análises e geram relatórios com eficiência e diferentes graus de complexidade.

Mas quem faz a integração desses sistemas? Afinal, eles não foram pensados necessariamente para interagirem entre si. Será sempre necessário contar com um funcionário para fazer a ponte e inserir os dados manualmente.

Logo, ambos os termos operam sob conceitos similares. A robotização realiza a interação entre processos automatizados e permite que o funcionário, aquele que realiza processos manuais, concentre-se em funções mais críticas que não podem ser automatizadas.

Os robôs interagem com a interface de cada sistema, criando uma comunicação precisa, sem mexer na estrutura dos softwares existentes. Além disso, imitam a ação humana com mais agilidade e segurança.

A projeção é de mais eficiência das ações, aumento da produtividade e, sem dúvidas, redução dos custos.

Quais os benefícios da robotização de processos corporativos?

As vantagens da robotização de processos corporativos são inúmeras. Não há dúvidas de que essa inovação tecnológica tem transformado a realidade operacional das empresas, sendo mais uma ferramenta para aumentar o potencial competitivo. Confira outros benefícios!

Redução de falhas humanas

O dia a dia de trabalho dos colaboradores pode ser exaustivo, o que aumenta as chances de um detalhe ou outro passar batido. As tarefas repetitivas que fazem parte da rotina profissional, quando realizadas por mãos humanas, estão mais passíveis de erros ou falhas, algo natural do indivíduo. Com o uso da robotização, o nível de precisão na realização dessas tarefas é maior.

Os robôs não se distraem ao fazer as mesmas coisas nem se cansam. Os comandos específicos são direcionados, e eles não precisam se lembrar do passo a passo de cada procedimento, o que elimina desperdícios nas operações e reduz prejuízos.

Economia com recursos humanos

Robotização é sinônimo de economizar esforços humanos e, em colaboração com a tecnologia, direcionar esse trabalho para funções mais estratégicas. Assim, podemos dizer que a implantação e a manutenção de robôs no ambiente corporativo são tarefas que têm o custo menor que o de um funcionário.

Afinal, não é necessário pagar salários, benefícios e bonificações. O investimento se torna mais rentável, pois a agilidade e a produtividade são maiores, sem o paralelo dos encargos trabalhistas.

Padronização e otimização de processos

A robotização de processos corporativos automatiza atividades operacionais, e os procedimentos se tornam padronizados em máxima eficiência. Isso contribui para uma mensuração de resultados e mais controle da empresa.

Segurança de dados

Estamos na era da produção de dados. Afinal, a cada minuto, milhares de informações são produzidas, enviadas e recebidas. No cenário empresarial, não é diferente. As informações circulam e os funcionários precisam estar sempre atentos para que não ocorra invasões no sistema, por exemplo.

Contar com os robôs garante uma atuação com agilidade e alta produtividade sem perder o foco na segurança. A programação permite que esse recurso manipule todas as informações da sua empresa, sem abertura para problemas, como hackers, modificação de transações financeiras e quebra de sigilo.

Qual o futuro da robotização de processos corporativos?

A transformação digital representa muito bem o que o consumidor, as empresas e os clientes querem. Um exemplo disso é a forma como utilizam os motores de busca para tomada de decisões importante na vida.

Os avanços estão fundamentados em três pilares: Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Analytics. Com isso, a tendência da robotização de processos corporativos é alavancar a inteligência artificial, ressaltando a ideia de que os robôs não substituem os colaboradores, apenas realizam tarefas repetitivas e burocráticas de forma automatizada.

Esses impactos alcançam diversos tipos de organizações e proporcionam o atendimento dos diferentes níveis de necessidades. Os robôs serão cada vez mais capazes de analisar dados e tomar decisões fortemente fundamentadas, aumentando a eficiência operacional e otimizando as rotinas de trabalho.

Sua empresa está preparada para acompanhar essa evolução?

As empresas do Brasil e do mundo têm buscado garantir uma estrutura ideal, modificando até mesmo os processos de trabalho para acompanhar essa tendência. A razão para isso é simples: elas não querem ficar para trás.

É importante buscar informações e estar atento ao que acontece no mundo, mas, principalmente, adotar medidas e soluções já existentes no mercado para abraçar as novas tecnologias e atender as reais necessidades do universo corporativo. Se sua empresa não se adéqua, não avança. O mercado é muito exigente e não mede esforços ao selecionar os melhores!

Conforme discutimos ao longo texto, podemos perceber que a robotização já é uma realidade, tendo um caminho de infinitas possibilidades para atender os processos da sua empresa. Além disso, destacamos que adotar esse recurso é sinônimo de aliar tecnologia, alta produtividade e redução de custos.

Quais medidas a sua empresa tem adotado para melhorar esse cenário? Lembre-se: sua principal arma para alcançar os objetivos é o relacionamento entre tecnologia de infraestrutura e foco em soluções de negócio.

Gostou do nosso artigo sobre robotização de processos corporativos? Então, entre em contato conosco e saiba em detalhes como reduzir custos e aumentar a produtividade!

Open chat