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Independentemente do setor em que uma empresa atua, cada vez mais ela precisa apostar em inovação para ter sucesso de mercado. A tecnologia é o meio para alcançar a otimização e a eficiência operacional, tornando-se fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento na atualidade.

O Pitch Sabesp é um evento criado pensando nisso e razão pela qual a solução da BITi9, o Robbi9, teve tanto destaque. Entenda melhor como foi essa relação e como as vantagens de nosso RPA como serviço podem impactar a sua empresa. Acompanhe!

O que é Pitch Sabesp?

A Sabesp, empresa de saneamento paulista, iniciou um programa especial voltado para a inovação aplicada em negócios chamado Pitch Sabesp. A ideia do evento é propor desafios para profissionais de diversas áreas para a otimização e o aprimoramento de empresas em diversos aspectos — desde o combate a perdas até soluções ambientais.

São ações de captação de inovação com desafios ligados às áreas de operação, distribuição, administração, entre outros segmentos de negócios dentro de seu escopo de atuação: saneamento, água e prestação de serviços.

Um desses desafios tinha tudo a ver com a área de atuação da BITi9: reduzir em 30% o atendimento humano na operação da empresa.

Desse um terço, a ideia era reduzir ações de ordem escrita (trocas de e-mails) em algo como 50 a 60%, além de outros 30 a 40% da ordem de atendimento de voz.

Foi nesse momento que percebemos como o Robbi9 tinha tudo o que era preciso para atender esses pré-requisitos e surpreender a banca da Sabesp.

Como o Robbi9 foi apresentado no Pitch Sabesp?

O Robbi9 é nossa solução de automação robótica de processos como serviço (RPA). É um sistema integrado, baseado em softwares líderes em automação que possibilita um gerenciamento e suporte contínuos em fluxos de processos robotizados.

Ou seja, é como ter uma força de trabalho virtual que recebe e realiza tarefas que antes eram manuais sem qualquer necessidade de input humano ao longo de suas rotinas.

Esse foi nosso foco durante a apresentação no Pitch Sabesp. Com 5 minutos para exposição da ideia mais 5 de perguntas, a objetividade da proposta do Robbi9 foi o ponto principal a causar a impressão tão positiva nos espectadores.

Uma ideia de parceria

O que explicamos nesse tempo foi que, a partir da contratação e implementação do robô e do nosso modelo de serviço, a Sabesp poderia no futuro integrar tecnologia de machine learning e transformar essa área de atendimento em uma área mais inteligente.

Além de reduzir tarefas repetitivas e manuais, o Robbi9 permite inclusive aplicar Inteligência Artificial para auxiliar na resolução dos problemas dos usuários.

Então, essa parceria iniciaria uma jornada de melhoria e qualidade na área de atendimento de chamadas de TI. Essa foi a nossa proposição para eles, que chamou tanta atenção logo de cara.

A expansão do conceito de RPA

Durante nosso pitch, as maiores dúvidas que percebemos surgir tinham muito a ver com o que o RPA como serviço significaria para a empresa em quesito de inovação e relações operacionais.

Como explicamos, a automação robótica de processos é um passo antes da Inteligência Artificial, que permite a sua existência e eficiência.

Uma IA precisa de uma base de dados para desenvolver a capacidade de tomar ou influenciar decisões, o tipo de ativo construído pelo RPA.

Na área da comunicação, que era o escopo do pitch, o Robbi9 atua de forma clara: em vez de fazer isso com colaboradores humanos inserindo dados manualmente, para cada atendimento o RPA vai documentar o que foi feito, para quem, como foi feito e qual o feedback.

Portanto, é uma forma de tangibilizar esse conhecimento e gerar informações relevantes sobre a operação de atendimento ao mesmo tempo em que a otimiza. A jornada de iniciar a Inteligência Artificial começa primeiro criando uma base de dados.

Quais são as vantagens do Robbi9 na prática?

Uma pergunta interessante que ouvimos durante o Pitch Sabesp foi se aquela solução que apresentávamos era compatível com outros departamentos e até empresas em setores distintos.

A resposta a isso tem muito a ver com os benefícios que trazemos para uma empresa. O Robbi9 não está só alinhado à área de tecnologia, mas também pode atender diversas áreas:

  • recursos humanos;
  • financeiro;
  • tecnologia;
  • compras;
  • suplementos;
  • expedição, entre outras.

Ou seja, qualquer área da empresa que tenha mão de obra operacional, com atividades repetitivas e que sejam feitas pelo computador, é substituível pelo nosso robô.

Além desses pontos, existem muitas outras vantagens que uma empresa inclui rapidamente em sua operação ao adotar o Robbi9:

  • diminuição de custos em até 40% no Back Office;
  • mudança do foco da equipe de processos manuais para o uso estratégico de suas habilidades;
  • aumento geral de produtividade por eliminar tarefas repetitivas, manuais e rotineiras;
  • mais conformidade para trilhas de auditoria;
  • coleta e registro de dados mais confiáveis;
  • redução considerável do retrabalho;
  • execução de tarefas e processos ininterruptamente;
  • redução no tempo de processamento de dados;
  • mais facilidade na hora de implementar sistemas de gestão e integrar dados de diversos departamentos.

Dentro dessas vantagens, a que mais gerou dúvidas foi sobre o custo da tecnologia — não de remuneração, mas a relação entre o esforço de adotar o RPA e o retorno resultante.

É aí que o Robbi9 demonstra seu maior diferencial no mercado: seu modelo de RPA como serviço (RPAaaS). Na nossa forma de entrega, o cliente tem a possibilidade de escolher um pacote de horas adequado ao tamanho do processo que está automatizando. O tempo de entrega é muito menor que em um projeto tradicional.

É somente depois desse processo que você começa a automatizar e receber os benefícios. Então, se no modelo tradicional o benefício é colhido a partir do sexto mês, no nosso a empresa já pode colher no primeiro mês — no pior dos cenários, no terceiro.

Isso torna o nosso retorno do investimento muito mais rápido e acelera bastante a jornada de automação, permitindo que empresas possam experimentar e adequar sua oferta se baseando em expectativas e demandas.

Com todos esses pontos apresentados, o Robbi9 teve uma recepção muito positiva no Pitch Sabesp. Ficou claro que a solução de RPA como serviço, entregue de nossa maneira dinâmica e focada em inovação, é capaz de não só eliminar processos manuais do atendimento ao cliente, como em todos os departamentos administrativos e operacionais de um negócio.

O que você está esperando para experimentar e adotar o Robbi9? Entre em contato conosco! Peça uma avaliação, conheça mais a fundo nosso serviço e busque otimização para competir no futuro.