A migração para o Office 365

A maioria das empresas precisa da agilidade e do baixo custo inerentes à transição para o Microsoft Office 365, mas poucos entendem o que a mudança para a nuvem realmente significa.

Leia este artigo para conhecer a realidade sobre o Office 365.

Algumas pessoas consideram a “migração para a nuvem” intimidadora, mas quando você tomar essa decisão, não estará sozinho. Mostraremos desde informações e dicas sobre configurações até possibilidades de migração com uma abordagem em etapas, criando vários caminhos que você pode seguir.

O Office 365 tem uma segurança dedicada superior às oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores.

“Está cada vez mais claro que os sistemas locais não são naturalmente mais seguros do que se estivessem na nuvem”, declara Mark Anderson, fundador do INVNT/IP Global Consortium, um grupo de especialistas de governos e segurança dedicado ao problema dos cibercrimes. Anderson vai mais longe: “Muitas empresas são invadidas com frequência e não sabem disso”.

A segurança tornou-se um trabalho em tempo integral, usando processos como Security Development Lifecycle, para limitação de tráfego e prevenção, detecção e mitigação de violações, como ferramenta de segurança garantindo a proteção dos dados.

A nuvem pode ser da Microsoft, mas são seus os dados. É por isso que sua equipe de TI gerencia o acesso, configura os direitos e as restrições e fornece acesso para smartphones. É por isso que sua empresa permanece a única proprietária, e você detém todos os direitos e a propriedade dos dados armazenados.

A Microsoft é a primeira grande fornecedora de nuvem a adotar o padrão mundial para privacidade na nuvem. Esse procedimento estabelece uma abordagem uniforme e internacional para a proteção da privacidade de dados pessoais armazenados na nuvem.

Ele reforça que:

  • Você tem o controle dos seus dados.
  • Você sabe exatamente o que está acontecendo com seus dados.
  • Você levará seus dados, se algum dia decidir deixar de usar o serviço.
  • Seus dados não serão usados para publicidade.

Usando o Office 365 você elimina a quantidade de hardware e as preocupações com atualização, pois quando você migra para a nuvem, as inconveniências da manutenção de hardware e da atualização de software ficam para trás.

Sua equipe pode focar onde mais precisa: o negócio da empresa, ou seja, mais tempo para melhorar as operações comerciais e lançar iniciativas.

Mas após a migração para a nuvem, somente ela pode ser usada?

Normalmente, as implementações do Office 365 começam com uma abordagem híbrida, sendo uma plataforma que simplifica o ambiente de TI e fornece aplicativos e dados aos usuários em praticamente qualquer dispositivo e lugar, onde você fica no controle para fornecer a capacidade de processamento e os recursos de que sua empresa precisa.

Para cada empresa existe um caminho diferente para migração para a nuvem, sendo assim o tempo necessário para essa mudança irá variar.

Importante ressaltar que, as empresas não precisam levar todos os seus negócios para a nuvem da noite para o dia. E é por essa razão que, a maioria das implementações começa com uma abordagem híbrida, fazendo a transição de um único aplicativo, como e-mail, e dando prosseguimento aos poucos.

Outro ponto importante quando se falar de uma migração para a nuvem é que Office 365 permite o trabalho online e offline, podendo utilizar aplicativos, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote, tanto offline quanto online.

É possível adicionar documentos do PowerPoint com animações via desktop ou dispositivo móvel, iniciar um chat, compartilhar documentos ou agendar uma reunião, não importa se alguém está no escritório ou na praia. Os dados estão sempre acessíveis!

Agora você tem uma compreensão melhor da produtividade e da colaboração que o Office 365 tem a oferecer.

Para mais informações sobre como migrar seus dados para a nuvem, contate nosso especialista através do e-mail oespecialista@biti9.azurewebsites.net.br.

Nós podemos ajudá-lo, atuando na definição da estratégia e do roadmap de implementação.

Autor: Paulo Nobile (oespecialista@biti9.azurewebsites.net.br)