(11) 3181 7255‬ \ (11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

A Internet das Coisas (IoT) está mudando a forma como vivemos, trabalhamos, viajamos e fazemos negócios. É a base de uma nova transformação industrial, conhecida como Indústria 4.0 e chave na mudança digital de organizações, de cidades e da sociedade em geral.

Além disso, ao adotar novas tendências tecnológicas para ter mais eficiência e proteger o meio ambiente, torna-se muito importante entender a essência da Internet das Coisas.

Os motivos para investir em IoT podem variar de setor para setor, e influências externas, como condições econômicas, não podem ser controladas. Mas, a Internet das Coisas se resume a: como isso vai impactar o resultado para a maioria das empresas.

A IoT nos permite coletar dados confiáveis e seguros em tempo real, e transformá-los em informações úteis para as companhias. Isso ajuda a reduzir o consumo de recursos para melhorar nossa eficiência e produtividade. Continue lendo para saber mais!

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

Você pode encontrar muitas definições, mas vamos começar de maneira simples. Veja desta forma: as pessoas podem se conectar a redes digitais e à internet com dispositivos como smartphones e computadores, de modo a compartilhar informações, conversar e comprar.

A IoT nos permite conectar ‘coisas’ à internet que podem trocar informações entre eles e transmitir dados para outros dispositivos e sistemas. Eles geralmente também podem receber dados.

As informações que compartilham podem ser sobre objetos aos quais estão ligados e o ambiente em que estão (através de sensores que vêm em muitas formas para diferentes parâmetros). Dispositivos inteligentes e máquinas também podem compartilhar informações sobre seu estado interno.

O que a IoT pode conectar?

A IoT é um termo coletivo para “coisas” conectadas, como elas se comunicam e transmitem dados, as tecnologias que lhes permitem fazê-lo e as razões disso ser feito.

Embora a Internet das Coisas comece com a infraestrutura de coisas conectadas, tanto seus benefícios quanto riscos estão principalmente relacionados com as tecnologias de rede, sistemas e aplicativos construídos sobre essa camada subjacente.

Em teoria, tudo pode ser conectado à internet usando tecnologias de IoT: objetos físicos e criaturas vivas, incluindo animais e pessoas como “seres”. Todas as coisas ou componentes conectados de objetos físicos mais complexos podem ser identificados e abordados exclusivamente com a Internet das Coisas.

Exemplos de coisas vão desde dispositivos orientados ao consumidor, como wearables e soluções domésticas inteligentes (IoT do Consumidor), até equipamentos conectados na empresa (IoT Empresarial). Além de ativos industriais como máquinas, robôs ou mesmo trabalhadores em fábricas inteligentes e instalações (IoT Industrial, o componente essencial da Indústria 4.0).

A questão não é o que você pode conectar, mas o propósito e os resultados. Com efeito, existem muitas metas potenciais que determinam quais coisas você quer conectar para poder capturar dados deles.

É por isso que muitas vezes você verá distinções sendo feitas entre IoT Industrial, IoT Empresarial e IoT do Consumidor, entre outros termos.

Vantagens da IoT

A Internet das Coisas (IoT) continua impactando nossas vidas pessoais e profissionais. Há muitas vantagens de incorporá-la no dia a dia.

Para as empresas, pode ser útil em muitas categorias diferentes, incluindo rastreamento de ativos e controle de estoque, envio e localização, segurança, rastreamento individual e conservação de energia. Confira as vantagens da IoT.

1. Melhor produtividade dos funcionários e redução do trabalho humano

Graças às soluções de IoT, tarefas simples conseguem ser feitas automaticamente, de modo que os recursos humanos podem ser transferidos para ações mais complexas que requerem habilidades pessoais. 

2. Gestão eficiente da operação

Outro benefício significativo oferecido pela interconexão de dispositivos inteligentes é o controle automatizado sobre múltiplas áreas de operação, como: 

  • peças de reposição;
  • gerenciamento de estoque;
  • rastreamento de transporte;
  • gerenciamento de combustível.

Por exemplo, essa abordagem envolve o uso de etiquetas Radio Frequency Identification (RFID) e uma rede correspondente de sensores para rastrear a localização de equipamentos e mercadorias.

3. Melhor aproveitamento de recursos e ativos

O agendamento e monitoramento automatizados implementados com a ajuda de sensores interconectados permitem maior eficiência do uso de recursos, como melhor gerenciamento de energia e consumo de água. 

Por exemplo, detectores de movimento simples podem economizar quantias significativas de dinheiro nas contas de luz e água, tornando as pequenas e grandes empresas mais produtivas e ecológicas.

4. Operação econômica

Devido aos períodos de inatividade reduzidos, assegurados pela manutenção automaticamente programada e controlada, fornecimento de matérias-primas e outros requisitos de fabricação, o equipamento pode ter uma taxa de produção maior, resultando em maiores lucros. 

Mais uma vez, os dispositivos IoT facilitam a gestão em departamentos individuais e em toda a estrutura corporativa.

5. Melhor segurança no trabalho

A manutenção programada também é altamente vantajosa para garantir a segurança operacional e o cumprimento das normas exigidas. Por sua vez, as condições seguras de trabalho tornam a empresa mais atraente para investidores, parceiros e pessoal, aumentando a reputação e a confiança da marca.

Os dispositivos inteligentes também reduzem a probabilidade de um erro humano durante várias fases de operação do negócio, o que também contribui para um maior nível de segurança.

Para completar, uma rede de dispositivos IoT, como câmeras de vigilância, sensores de movimento e outros dispositivos de monitoramento, pode ser utilizada para garantir a segurança de um negócio e prevenir roubos, ou espionagem corporativa.

6. Marketing completo e desenvolvimento de negócios

Dispositivos inteligentes que estão situados em casas, como assistentes de voz e outros aparelhos que podem se comunicar diretamente com usuários finais, fornecem informações de origem inestimável para análise de negócios.

A IoT ajuda as empresas, reunindo grandes volumes de dados específicos do usuário empregados para o desenvolvimento de estratégias de negócios, publicidade direcionada, política de preços de ajuste fino e outras atividades de marketing.

7. Melhor atendimento e retenção ao cliente

A coleção acima mencionada de dados específicos do usuário alcançada usando dispositivos inteligentes também ajuda as empresas a entender melhor as expectativas e o comportamento dos clientes.

A IoT também melhora o atendimento ao cliente, facilitando os acompanhamentos após as vendas, como rastreamento automático e lembrando os consumidores sobre a manutenção necessária dos equipamentos adquiridos após seu período de uso predefinido, o término dos períodos de garantia.

8. Melhores oportunidades de negócios

Devido ao aumento da eficácia, a empresa que utiliza soluções de IoT pode oferecer uma série mais ampla de serviços ou produtos, ou aumentar sua qualidade em comparação com seus concorrentes, mas pelo mesmo preço.

Como alternativa, tal negócio pode realizar tarefas mais desafiadoras considerando dificuldade de produção, tempo ou quantidade. Ao todo, o uso de soluções inteligentes, torna uma empresa mais competitiva.

9. Imagem mais confiável da empresa

Um negócio que emprega soluções de alta tecnologia, e IoT em particular, geralmente causa uma impressão positiva em clientes, investidores e outros parceiros que estão cientes de inúmeras vantagens oferecidas pela Internet das Coisas.

Sob o mesmo ponto de vista, é mais fácil atrair funcionários experientes e altamente procurados se uma empresa fornecer um ambiente de trabalho seguro, garantido por uma rede de dispositivos inteligentes.

IoT ajuda a equipe a ser mais produtiva

Dispositivos conectados ajudam a monitorar, controlar e gerenciar várias operações em um negócio. Quando estão integrados, produzem dados que podem iluminar tendências e padrões em toda a organização, o que pode levar a melhores decisões.

A IoT é a ferramenta que libera tempo e recursos, os veículos mais importantes de produtividade. A conclusão é que ela proporciona aos funcionários a liberdade de se concentrar no negócio e não na administração de deveres operacionais.

Agora, as organizações devem permanecer produtivas para se manterem fortes e competitivas, pensando em incertezas econômicas que podem surgir e influenciar o planejamento da empresa.

A Biti9 usa a Inteligência Artificial para automatizar processos, reduzir gastos e proporcionar maior flexibilidade e resultados positivos. Todas essas vantagens são realizadas pelo Robbi9, garantindo ROI assegurado e escalabilidade para sua empresa.

Se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter!