(11) 3181 7255‬ \ (11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

A Gestão de Informações e de Processos é importante para empresas se manterem competitivas e conseguirem aproveitar as tendências tecnológicas.

Dessa forma, as organizações conseguem otimizar seus modelos de negócios, fortalecer as relações profissionais e proporcionar mais satisfação aos clientes.

A tecnologia está em constante mudança e aqueles que querem permanecer no comando da inovação precisam se adaptar, pois, clientes e outras empresas estão adotando tecnologias emergentes.

À medida que as tendências do setor de TI, como o Big Data e o Robotic Process Automation (RPA), se tornam mais difundidas, o mundo priorizará empresas que trabalham com precisão e eficiência.

Por isso, o atendimento às demandas dos consumidores exige a Gestão de Informações e de Processos, devendo priorizar as últimas tendências e possibilidades proporcionadas pelas inovações emergentes, de modo a alcançar todo o seu potencial.

Mas, por onde começar? Para empresas que operam nesse ambiente altamente competitivo, o desafio é obter valor de tantos dados não estruturados e a solução pode ser a Gestão de Informações e Processo. Continue a leitura para saber mais!

A automação inteligente está em ascensão

A quantidade de conteúdo não estruturado nas empresas está em constante crescimento. Ao mesmo tempo, aumenta rapidamente a necessidade de encontrar informações relevantes e usá-las para decisões de negócios.

As organizações dependem de documentos, arquivos, dados e conteúdo. Afinal, a informação é a força vital de qualquer planejamento e estratégia de desenvolvimento.

Nos últimos anos, surgiram mudanças na forma como os dados são capturados, armazenados, estruturados e disseminados na organização.

A explosão de informações criou um problema de TI que não pode ser ignorado, pois, são gerados por diversas fontes, como e-mails, registros de conversas on-line e unidades de rede.

Isso, combinado com a enorme ascensão do trabalho remoto em 2020, provocou intensa necessidade de soluções de Gestão de Informações e de Processos.

A maneira como essas soluções combatem o problema é revolucionária, apresentando capacidades transformadoras, como o uso do Big Data e RPA.

Para colocá-lo em uma perspectiva adequada, vamos abordar algumas tendências que podem ser incluídas no seu negócio. Acompanhe!

Tendências de Gestão de informações

Conforme as organizações continuam a trabalhar digitalmente, os dados (estruturados e não estruturados) prosseguem expandindo.

Por um lado, isso proporciona benefícios, como a capacitação dos colaboradores e o aumento da produtividade. Além do apoio aos tomadores de decisão, que começam a agir mais rápido e a tomar decisões mais precisas.

Por outro lado, as questões documentais exigem a Gestão de Informações e Processos ainda mais eficiente e o uso de soluções que combinem Big Data e RPA, entre outras tecnologias.

1 — Big Data e RPA

O Big Data é um termo que descreve as tecnologias e técnicas usadas para capturar e utilizar fluxos de dados exponencialmente crescentes. Essa abordagem ajuda a gerenciar informações e tornar processos mais rápidos e eficientes.

Pela análise de dados de alta velocidade, é possível trazer visibilidade e insights à empresa para tomar decisões críticas com rapidez.

Usando serviços avançados em Cloud Computing (computação em nuvem) e RPA, soluções de Big Data serão empregadas como um complemento aos sistemas e programas de gerenciamento de informações existentes.

Afinal de contas, separar e classificar dados também se tornará um serviço de rápido crescimento.

2 — RPA: A virtualização e automação de processos e serviços sob demanda

O RPA será mais adotado por empresas que precisam atualizar e agilizar os serviços existentes, além de implantar novos rapidamente.

E-book RPA

Por isso, tanto as camadas de processo quanto de automação serão integradas com outras tecnologias à medida que os usuários finais e os fornecedores de RPA busquem se basear nos recursos básicos do software.

Isso será fundamental para automatizar os fluxos de trabalho de alta ordem e facilitar a Gestão de Informações e Processos.

3 — Inteligência artificial (I.A.), Machine Learning e Computação Cognitiva

As aplicações avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e computação cognitiva crescem rapidamente.

Os avanços dessas tecnologias, como o DeepMind do Google e o Watson da IBM, com máquinas e sensores inteligentes em rede, farão grande salto devido aos avanços exponenciais em poder de computação, armazenamento digital e largura de banda.

Consequentemente, a I.A. será incorporada em nossas aplicações e processos. Além disso, graças a sensores melhores, ao aumento da inteligência das máquinas e as comunicações de voz semelhantes à Siri, a Gestão de Informações e de Processos será mais completa.

Como a I.A. é aplicada às comunicações, veremos a aceleração no uso de veículos semiautônomos e totalmente autônomos.

4 — Serviços avançados de Cloud Computing

Empresas de todos os tamanhos adotarão o Cloud Computing e todas as suas novas variações em nuvens móveis públicas, privadas, híbridas e pessoais.

Isso representa grande mudança na forma como as organizações obtêm e mantêm a capacidade de software, hardware e computação para cortar custos em TI, recursos humanos e gerenciamento de vendas.

Nem todas as nuvens são criadas iguais. Algumas são otimizadas para aplicações de Internet of Thing (IoT), ou Internet das Coisas, em português, enquanto outros são projetados para diferentes níveis de segurança e velocidade.

5 — Aplicativos móveis para inovação em processos de negócios

À medida que transformamos os processos de negócios pela mobilidade, vemos seus reflexos em nosso dia a dia. Assim, a tendência será usar aplicativos não apenas para compras, mas em processos mais complexos, como o Supply Chain (Cadeia de Suprimentos), as operações de logísticas e distribuição.

Outras áreas de serviços, vendas e manutenção também desfrutarão do uso desse recurso para inovar seus processos, o que ajudará as empresas a crescerem rapidamente.

Por isso, haverá foco crescente nas lojas de aplicativos e os usuários terão acesso às informações personalizadas de que precisam em seus dispositivos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

6 — Sistemas de cibersegurança adaptativos e preditivos

Os negócios, o governo e a educação poderão mudar a segurança cibernética de uma atividade de backoffice subfinanciada para uma grande iniciativa.

Com o rápido desenvolvimento de tecnologias conectadas, como a IoT, os sistemas de segurança reagirão rapidamente para incluir sistemas de segurança adaptáveis usando I.A. e outras ferramentas avançadas.

Isso adicionará um nível de previsão e prevenção, permitindo-nos parar muitas ações de hackers.

Soluções de negócios

Destinada a criar recursos e melhorar as práticas de negócios existentes, a Gestão de Informações é focada no futuro. Dessa forma, os gestores e líderes empresariais podem otimizar seus processos de negócios e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

O RPA pode gerar várias vantagens operacionais e estratégicas, mas apenas se for implementado da maneira correta. Essa solução não se limita apenas a criar um plano de processos, mas ajuda na gestão de informações.

As empresas precisam de um parceiro adequado, como a Biti9, para iniciar a automação de processos e obter resultados positivos.

Além disso, o RPA libera os colaboradores de tarefas manuais, permitindo que eles dediquem seu tempo em trabalhos valiosos que fornecem maior valor à organização. Ao automatizar essas atividades, as organizações também reduzem a probabilidade de erros e as interrupções desnecessárias.

Por isso, se concentre na visão mais ampla de valor que uma solução baseada em RPA proporciona. Com certeza isso está além do custo, pois quando várias tarefas são necessárias para serem processadas de maneira diferente, a complexidade é adicionada ao custo, especialmente em grandes empresas.

O que você achou desse artigo? Se quiser conhecer mais sobre RPA e automação de processos, siga a Biti9 nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn.

Adote agora a automação de processos e ganhe pontos de eficiência em sua empresa!