Potencializar a produtividade é um dos itens mais procurados por empresas em todo o mundo, independentemente do seu ramo de atuação. É interessante lembrar que os profissionais estão conseguindo produzir muito mais do que em anos anteriores.

No setor de TI, por exemplo, já é possível compartilhar dados de uma forma rápida e segura, melhorando a comunicação nas empresas e fornecendo informações em tempo real para os principais envolvidos em um projeto.

A Microsoft sempre foi vista como um grande aliado, principalmente, por proporcionar soluções capazes de atender aos desafios diários dos profissionais. Contudo, o nível de exigência aumentou e a velocidade de transmissão de informações também precisou ser elevada. Nesse sentido, surgiu o Office 365, que leva as funcionalidades conhecidas da Microsoft para o ambiente em nuvem.

Muitas empresas estão pautando sua atuação com o foco em resultados. A grande dúvida que fica é: o Office 365 pode potencializar a produtividade? Leia nosso artigo e veja a resposta. Não deixe para depois!

Como a falta de produtividade pode afetar os resultados de uma empresa?

A falta de produtividade é extremamente prejudicial para os negócios em uma companhia. Esse panorama será diretamente responsável por custos extras e desperdício de tempo, além de interferir na satisfação dos clientes.

Imagine, por exemplo, um profissional que demore demasiadamente para realizar suas atividades, gastando o dobro do tempo necessário. Assim, todas as atividades que forem delegadas para ele poderão extrapolar seus respectivos prazos, atrasando todo o processo. O mesmo acontecerá no caso da prestação de um serviço constante, como suporte ou consultoria.

Além disso, a empresa também pode apresentar procedimentos burocráticos e ineficazes. Assim, quando um cliente solicitar uma informação simples, ela poderá demorar um tempo excessivo para ser fornecida, prejudicando aqueles que precisavam desses dados.

Certamente, a empresa será malvista no mercado, por conta dos constantes atrasos e por não conseguir cumprir os prazos pré-estabelecidos. Então, em pouco tempo você perderá alguns de seus clientes, prejudicando sua imagem perante o mercado e comprometendo sua reputação.

Resumindo, é fundamental encontrar maneiras para potencializar a produtividade dos seus profissionais e de seus processos, garantindo a máxima eficiência para a sua companhia. Pense nisso!

Qual o papel do Office 365 na otimização da produtividade?

Antes de mostrarmos como o Office 365 pode potencializar a produtividade devemos explicar o que é essa funcionalidade oferecida pela Microsoft. Esse produto é um serviço de assinatura em nuvem que reúne inúmeras ferramentas para as pessoas trabalharem.

Podemos dizer que esse recurso combina os melhores aplicativos de produtividade com o serviço em nuvem, permitindo criar e editar documentos, colaborando em qualquer lugar do mundo e utilizando qualquer dispositivo.

É interessante destacar que a integração permita por um sistema em nuvem também merece destaque. Afinal, o Cloud Computing é uma excelente ferramenta para aumentar a agilidade e a produtividade das pessoas e empresas.

Imagine, por exemplo, o setor de marketing de uma empresa, que necessita de redes sociais e outras ferramentas para aplicar o marketing digital. O Office 365 permitirá a automatização de algumas atividades realizadas no dia a dia.

O mesmo ocorre com o sistema financeiro, necessário para todo tipo de empresa. Dentro do Excel existem inúmeras ferramentas que podem facilitar a rotina e o controle financeiro de um empreendimento. Assim, atividades rotineiras e burocráticas poderão ser automatizadas, fazendo com que os profissionais tenham tempo suficiente para o que realmente é importante para o negócio.

Como identificar atividades que podem ser melhoradas com o Office 365?

É interessante destacar que o Office 365 oferece uma grande variedade de aplicativos baseados em nuvem, com o objetivo de complementar e aprimorar a experiência dos usuários. Um dos aplicativos que merece destaque é o SharePoint Online.

Por meio desse aplicativo, os usuários poderão ter acesso às principais funcionalidades de colaboração, ao gerenciamento de informações, e ao Business Intelligence do SharePoint.

Sendo assim, podemos afirmar que esse aplicativo é capaz de:

  • manter as equipes em sincronia;
  • facilitar o gerenciamento de projetos importantes;
  • gerenciar e compartilhar arquivos e documentos importantes;
  • compartilhar documentos em um ambiente seguro, tanto para clientes quanto para parceiros;
  • realizar o marketing de sua empresa por meio de um site voltado para o público-alvo.

Esse recurso permite a criação de documentos da mesma forma que você sempre fez, salvando-os em espaços de trabalho online. Além disso, será possível adicionar áreas de interesse, facilitando o encontro de especialistas em assuntos específicos e potencializando a produtividade dentro das empresas.

Resumindo, há um grande número de funcionalidades disponíveis dentro do Office 365 e não é preciso pagar a mais por isso. Obviamente, não precisamos utilizar todas as ferramentas, mas selecionar aquelas que podem potencializar a produtividade dos seus colaboradores e das atividades em sua empresa.

É importante lembrar que o Office 365 pode ser visto como uma maneira de trabalhar a produtividade, assim como um RPA (Robotic Process Automation), que é uma tecnologia inovadora que automatiza processos de negócios.

Os processos não serão diretamente automatizados, mas serão mais bem controlados e melhor apresentados, aumentando a eficiência dos colaboradores e a qualidade do produto final.

Quais os principais desafios do Office 365?

Assim como qualquer inovação, o Office 365 também apresenta alguns desafios a serem cumpridos, ou seja, setores em que se empregado corretamente será capaz de potencializar a produtividade. Dentre os principais, podemos destacar:

  • colaboração;
  • segurança e conformidade;
  • inteligência e análise;
  • mobilidade.

Em termos de colaboração podemos destacar que cada empresa e, ainda mais, cada equipe de trabalho é única e apresenta suas próprias necessidades. Assim, o Office 365 apresenta uma solução integrada, permitindo que todos possam colaborar de uma maneira eficaz.

A segurança e a conformidade levarão a empresa para um novo patamar. Pode-se dizer que será possível ter mais controle e transparência sobre os usuários, deixando o processo de trocas de informação com menores problemas.

Outro desafio do uso do pacote da Microsoft se dá em relação ao monitoramento de dados e ao uso de ferramentas de análise pessoal e organizacional, permitindo a utilização de relatórios interativos e visualizando dados mais atraentes.

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar a conectividade entre as empresas, fator fundamental para potencializar a produtividade dos colaboradores, independentemente do lugar em que eles se encontram. Além disso, será possível editar documentos por meio dos aplicativos móveis, não necessitando de um computador para realizar as edições.

Buscar a modernização é fator primordial para qualquer empresa. Essa é a única maneira de garantir que elas permaneçam ativas no mercado, conseguindo potencializar a produtividade e aumentar sua lucratividade. Investir no Office 365 pode ser uma grande vantagem. Pense nisso!

E então, gostou do nosso artigo? Entendeu como o Office 365 pode potencializar a produtividade em sua empresa? Ficou com alguma dúvida no assunto? Então, entre em contato conosco solicite um trial de testes das ferramentas Office 365 que teremos prazer em lhe atender.