Computação em nuvem: o que é e para quem é feita

O que você encontrará aqui:

A parte de armazenar arquivos e softwares é um processo cada vez mais comum no nosso dia a dia. Temos dezenas de documentos que não podem se perder e precisam ficar guardados adequadamente. Para isso, há diversas opções para deixar as informações armazenadas, seja de forma online ou com itens físicos.

A cloud computing vem exatamente para essa função, facilitando ainda mais a maneira de assegurar que arquivos não sejam perdidos. Ela é uma forma de armazenar informações totalmente online, sem a necessidade de outro material físico para isso. Além de ser muito mais fácil, é segura e garante acessibilidade sempre que precisar.

Quer entender mais como essa tecnologia pode te ajudar e seus benefícios? Separamos o que você precisa saber a respeito, continue na Biti9 e compreenda sobre o tema.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é um método para armazenar recursos de forma online, é como alugar um local para o armazenamento de dados e outros serviços pela internet. Ou seja, em vez de ter esses recursos em seu próprio computador, você armazena tudo o que for preciso na nuvem.

Por exemplo, é como se fosse um computador gigante na própria internet para armazenar arquivos e aplicativos. Isso permite mais flexibilidade, padronização de processos e acessibilidade para acessar de qualquer lugar, basta ter um dispositivo conectado com uma rede. Assim, é fácil e acessível e não precisa de uma máquina física com muitos bytes para guardar arquivos e programas.

Funcionamento da cloud computing

O funcionamento do cloud computing é mais simples do que imaginamos. Em vez de comprar e manter seus arquivos no próprio hardware, você contrata e paga para ter armazenamento na nuvem e consegue utilizar os recursos fornecidos. Alguns dos provedores de serviços são:

  • Amazon Web Services (AWS);
  • Microsoft Azure;
  • Google Cloud Platform;
  • Hostwinds;
  • Cloudways;
  • Hostinger;
  • IBM Cloud;
  • Oracle Cloud.

Tipos de computação em nuvem

Para o seu funcionamento, a computação em nuvem tem formatos diferentes. Ao escolher que deseja trabalhar com esse sistema, compreender quais são os seus tipos é fundamental. Nesse sentido, você deve analisar qual faz mais sentido para você e qual se adequa às suas necessidades. Veja melhor:

  1. Nuvem pública: esse modelo pertence a um fornecedor de serviço terceirizado e o suporte e gerenciamento é feito por ele, de modo geral, você envia os documentos e ele gerencia;
  2. Nuvem privada: é um modo de armazenar tudo com a devida confiabilidade de dados e informações sensíveis, além de ser fácil seu gerenciamento;
  3. Nuvem híbrida: é um modelo que mistura os dois anteriores, ele serve para ser acessibilidade e também a confiabilidade de dados.

Leia mais: Como funciona o RPA e como ele pode ajudar a sua empresa?

Para quem a computação em nuvem é feita?

A computação em nuvem serve para qualquer pessoa que deseja armazenar suas informações. Mas são mais utilizadas por empresas, visto que elas demandam muito mais do gerenciamento de informações e não ficam restritas apenas a alguns setores, é possível todo o time utilizar dela.

Afinal, uma empresa lida com muito mais arquivos durante o seu dia a dia, como e-mail, documentos, processos jurídicos, cópias e outros arquivos digitais.

Quais são as vantagens da computação em nuvem?

Além de ser super prática de utilizar, ela conta com diversas vantagens para o dia a dia, principalmente para uma empresa de grande porte. Confira:

1. Maior flexibilidade

É, sem dúvidas, um ótimo meio para facilitar o dia a dia de todos, visto que conta com a flexibilidade para ajustes fáceis nas documentações e itens upados em rede e permite expansão ou redução do armazenamento conforme necessário. Além disso, podemos dizer que a tecnologia em nuvem se adapta de maneira simples às demandas variáveis dos negócios.

2. Redução nos custos

Ao adotar serviços em nuvem, as empresas não precisam mais investir em equipamentos físicos e na manutenção deles. Ou seja, todos os arquivos são executados online e exigem apenas um computador ou dispositivo móvel para acessá-los. Esse método faz com que não gaste com reparos e manutenção das máquinas, resultando em economia para a empresa.

3. Maior eficácia e desempenho

A computação em nuvem possibilita a automação de processos em vários níveis, representando um dos principais benefícios corporativos atualmente. Ao automatizar tarefas rotineiras e manuais, a empresa tem chances de melhorar o desempenho interno e aumentar a eficiência na gestão do tempo que os colaboradores executam em suas tarefas diárias.

4. Maior segurança e confiabilidade

Com os provedores de serviços de computação em nuvem e pelas leis que regem todo esse sistema, a segurança e confiabilidade são mais assertivas e seguem todos os protocolos necessários. Afinal, para eles manterem a sua posição no mercado e conquistarem novos clientes, precisam zelar e oferecer um serviço de qualidade e com todas as devidas proteções.

5. Facilidade na recuperação de dados

Quando os dados estão armazenados corretamente na nuvem, estão sempre seguros. Mesmo diante de alguns eventos que possam acontecer, como queda de energia, danos físicos ao data center ou até desastres naturais. Uma vez upados na nuvem, eles estarão lá independentemente dessas ocasiões.

Boa parte dos provedores também têm planos de recuperação de dados, e o backup regular também garante a duplicação e salvamento das informações em um banco de dados externo, preservando ainda mais a integridade dos documentos.

Por que investir em computação em nuvem?

Ao investir na computação em nuvem, você estará dando um grande passo para integrar todos os documentos necessários na sua empresa. Toda a demanda será centralizada e os colaboradores terão acesso às informações quando precisarem, sem a necessidade de pedir para terceiros, em poucos cliques, conseguem ter os dados em suas máquinas. Além, claro, de todos os benefícios citados.

Com isso, os processos ficam mais rápidos, a empresa conta com segurança de dados sensíveis e documentos e melhora o desempenho do time. Portanto, a computação em nuvem oferece uma abordagem flexível e possibilita a transformação digital do empreendimento.

Se você quer começar a investir nesse tipo de tecnologia, a Biti9 está pronta para te auxiliar no processo. Somos uma empresa especializada em trazer facilidade e integração aos processos de grandes empresas.

Fazemos um projeto completo com soluções personalizadas para o seu negócio e indicamos os melhores prestadores de serviço ao seu empreendimento. Entre em contato com nosso time especializado, tire suas dúvidas e faça um orçamento.

Para entender sobre outras tecnologias e como podem ser úteis para o dia a dia de uma empresa, navegue mais pelo nosso blog. Até a próxima!

Avalie esse post
Compartilhe
Este conteúdo foi escrito por
Picture of Adalberto Cunha
Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

Receba nossos conteúdos

🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Imagem de evento de tecnologia
Automação de Processos

5 eventos de tecnologia que você não pode perder

O mundo da tecnologia evolui muito rápido, com novas invenções e técnicas sendo disponibilizadas a todo momento. Dentro de uma empresa é preciso atualizar de

Pessoa tocando numa tela

7 dúvidas sobre como automatizar com RPA

Nos últimos anos, a tecnologia trouxe uma transformação para a forma como lidamos com produtividade nas empresas: o foco em expansão deu lugar à busca por otimização

Fale com um especialista

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade.