(11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

Considerando o quanto o mercado atual é competitivo, cada ponto a mais de rentabilidade que você pode obter ao lado da sua equipe, melhor. Mas isso não significa que você precisa exigir que todos trabalhem mais, mas sim criar formas de gerar resultados melhores com o mesmo tempo e esforço. É isso que significa aumentar a produtividade na empresa.

Há várias maneiras de alcançar esse objetivo, tanto em larga escala, afetando todo o negócio, quanto de forma pontual, corrigindo problemas individuais. Em todo caso, algumas dessas atitudes são bem práticas e podem se aplicadas rapidamente.

Quer conhecer alguns exemplos? Então, veja aqui 4 dicas para aumentar a produtividade da empresa:

1. Automatize tarefas repetitivas

Algo que atrapalha bastante a produtividade na empresa são aquelas tarefas que consistem em uma série de ações mecânicas repetidas à exaustão. Se você já fez qualquer trabalho assim, sabe muito bem como sua rentabilidade cai ao longo do dia e tende a continuar baixa por várias semanas.

Na verdade, a maior parte dessas tarefas pode ser realizada muito melhor e mais rápido por uma máquina. Por isso existem softwares de automação para tantos desses processos. Além de serem mais eficientes que um ser humano, agora sua equipe terá mais tempo e energia para se dedicar a outras tarefas.

2. Use programas de incentivo à produtividade na empresa

Claro, a produtividade da empresa depende diretamente do empenho dos colaboradores. Há vários fatores que entram em jogo aqui, como a qualidade do pagamento, possibilidades de crescimento e, recompensas por metas alcançadas, entre outras coisas. Institucionalizar essas ações pode ser o diferencial que você precisa para motivar sua equipe e fazer com que todos deem o melhor de si no dia a dia.

3. Mapeie e padronize processos

Informação e planejamento são os primeiros passos para melhorar o desempenho de um setor. Quanto mais você conhece os processos da sua empresa, maior será sua base para fazer alterações, formalizar esses procedimentos e replicá-los em outras áreas em que sejam mais relevantes.

Você pode começar com algo simples, como a adoção de uma ferramenta para melhor administrar cada equipe no dia a dia, avaliar os resultados e, com base nesse mapeamento, adotá-la em outras áreas. Logo você verá como essas orientações contribuem para o desempenho da sua equipe.

4. Invista na capacitação da equipe

Profissionais com maior capacitação tendem a apresentar performances melhores do que aqueles que acabaram de começar suas carreiras. Porém, isso não significa que vão aprender tudo sozinhos e basta esperar que eles evoluam. Parte desse investimento pode e deve vir da própria empresa sempre que possível.

Oferecer cursos, treinamentos e até bolsas de estudo para seus colaboradores traz vários benefícios para sua produtividade. Sua equipe estará mais capacitada para trabalhar, você terá a oportunidade de fidelizar seus melhores colaboradores, garantindo também que seus negócios se beneficiem ao máximo.

Agora que você tem essas dicas, pode começar a elevar a produtividade na empresa sem problemas! Para aprender ainda mais sobre temas relacionados, acompanhe nossas novidades em primeira mão! Siga-nos no Facebook, Twitter, YouTube e no LinkedIn.