O BPO (Business Process Outsourcing, Terceirização de Processos de Negócios) é uma forma de agilizar as tarefas e procedimentos internos de uma empresa.

Nos últimos anos, vimos um aumento no uso da automação em vários setores. Está até invadindo nossa casa como nome de smart house, que pode ser controlada com seu smartphone.

O impacto da automação está crescendo rapidamente e recursos como o BPO já estão sendo usados para melhorar a produtividade, economizar tempo e cortar custos.

Dessa forma, torna o departamento mais competitivo e traz uma gama de opções aos clientes. Imagine o quanto implementar isso em sua companhia poderia diminuir o tempo gasto com atividades operacionais.

Assim, você encontrará oportunidades novas para os negócios e deixará de pensar em formas da sua empresa crescer. No final do dia, no entanto, sempre se resume a custos.

Neste artigo, falaremos sobre a robotização de processos e as vantagens de implantar o BPO em sua organização. Confira!

O que é BPO?

Vamos definir o que significa BPO, para você poder entendê-lo um pouco melhor. Conceituando, é a seleção de processos internos da organização com o intuito de terceirizar sua execução. 

Desse modo, a empresa terceirizada segue os procedimentos determinados pela contratante e entrega os resultados combinados entre as partes.

Por que usar BPO em sua empresa?

Para entender os motivos de usar BPO, precisamos entender algumas de suas características principais. Essa abordagem é específica e tem um viés técnico, nem sempre realiza processos de negócio chave e existem diversas empresas competentes e especializadas que fazem esse tipo de serviço.

Além disso, há alguns setores nas organizações que usam o BPO para atender a demandas específicas. Confira:

  • logística;
  • serviços financeiros;
  • limpeza e segurança;
  • publicidade e marketing;
  • Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP);
  • Tecnologia da Informação (TI), Help desk e suporte ao usuário.

Entretanto, é importante notar que ser o negócio principal de uma empresa não significa que uma atividade deve ser terceirizada. Por exemplo: a segurança da informação não é o foco de muitas organizações, mas algumas companhias podem preferir manter uma equipe interna.

Mas, por que é tão importante que sua empresa escolha um serviço de BPO para processos que não fazem parte do foco do seu negócio?

Bem, isso significa que você pode concentrar seus esforços no principal, naquilo que mantém sua empresa funcionando e trazendo receita, além de terceirizar atividades maçantes.

Quais vantagens o BPO pode agregar a empresas?

Com o BPO, as empresas desfrutam de mais flexibilidade tanto em seus orçamentos quanto na forma como operam. Sem contar que a equipe pode se concentrar em tarefas estratégicas, como focar em se manter competitiva no mercado.

Confira, a seguir, as vantagens que a automação pode proporcionar ao seu negócio:

1. Redução de gastos

Um dos fatores mais importantes para optar pelo BPO é reduzir custos das empresas, referentes a conclusão de atividades habituais de processos de negócios.

Os custos são reduzidos, já que os recursos são investidos em ações que visam o crescimento da empresa. Além disso, os colaboradores passam a trabalhar em outras tarefas e podem focar sua energia no desenvolvimento de inovações.

2. Utilização ideal dos recursos

O BPO possibilita a utilização ideal de recursos, pois a terceirização ajuda a captar novas eficiências e a realocar os investimentos.

Isso proporciona a otimização de processos e serviços, o aumento da eficiência e mais produtividade. A disponibilidade de funcionários qualificados e a adoção de tecnologias sofisticadas leva a alta performance.

3. Flexibilização dos recursos humanos de uma empresa

O RH melhorado é outra grande vantagem da terceirização de processos de negócios. As empresas hoje exigem recursos humanos produtivos e eficientes que possam gerar economias de escala.

A terceirização do negócio pode economizar o custo dos recursos humanos, dependendo de suas prioridades. Ela dá a uma empresa a capacidade de ter acesso a profissionais qualificados.

4. Colaboração incentivada

Proporciona melhor controle sobre as atividades primárias e secundárias, tornando sua organização mais dinâmica e adaptável às mudanças do mercado.

Em termos simples, o cenário atual está mudando constantemente e toda essa transformação pode acontecer em um piscar de olhos.

Por isso, ter um sistema unificado que vincule os processos com uso do BPO pode significar que será mais fácil implementar decisões, para acompanhar as atualizações mercadológicas.

5. Erros humanos reduzidos

Talvez a vantagem mais significativa da automação seja a redução de erros humanos. Como alguns processos não precisarão mais da dedicação de colaboradores, as tarefas são realizadas com mais tempo e cuidado.

Além disso, ao utilizar o BPO seu negócio contará com a diminuição da inserção de dados enganosos nos sistemas.

6. Atenção às mudanças dos clientes

A atenção às transformações dos consumidores é outro benefício de terceirizar os processos de negócios. Muitos BPOs fornecem à administração serviços flexíveis para atender às necessidades de mudança dos clientes e apoiar aquisições, consolidações e joint ventures da empresa.

7. Mensuração de dados

Após implementar o BPO é imprescindível fazer a mensuração de dados para medir o desempenho obtido. Essa avaliação envolve alguns fatores e o BPO proporciona informações qualitativas e quantitativas, que facilitam essa análise.

Dessa forma, é possível determinar o Return of Investment (ROI) assegurado nos processos da empresa.

Com esse recurso a segurança sobre o retorno do seu investimento está garantida, visto que os gastos em alocação desnecessária serão eliminados.

Na prática, funciona da seguinte forma:

  • qualitativo: descreve os benefícios de um investimento que pode ser difícil de quantificar, mas ainda tem um impacto no resultado. Pense, como os clientes se sentem sobre um recurso atualizado, satisfação dos funcionários, aumento da produtividade;
  • quantitativo: refere-se a resultados claros e mensuráveis, como receita gerada, tempo economizado e assim por diante.

Além disso, o ROI é descrito como uma métrica usada para medir quanto lucro foi gerado a partir de um investimento. Aqui está um cálculo simples que você pode usar para descobrir se sua aplicação gerou os resultados esperados.

A terceirização do Return of Investment é tipicamente calculada pegando o rendimento real ou estimado de um produto e subtraindo os custos reais. Esse número representa o lucro gerado por uma versão específica do produto.

O cálculo deve ser assim:

ROI = (Receita real ou estimada / custo total do investimento) x 100.

8. Indução da qualidade e consistência

Qualidade e consistência em todo o quadro é algo difícil de alcançar, especialmente quando você tem muitas pessoas focadas em coisas diferentes em simultâneo.

Como sua equipe, provavelmente, está fazendo malabarismos, o BPO ajuda a conquistar resultados confiáveis. Por isso, é aconselhável adotá-lo em casos de repetibilidade de ações nos processos de negócios.

Como implementar o BPO?

A terceirização de processos de negócios permite que muitas empresas invistam mais recursos em seus principais negócios, reduzindo seus custos e sendo mais ágeis em suas operações.

O conceito de terceirização abrange muitos tipos de indústrias, serviços e propósitos, por isso os exemplos de como as companhias usam a terceirização são muito diferentes. Grandes empresas como Coca-Cola e Apple dependem de parceiros estratégicos para a produção de seus produtos.

Para ter sucesso nesse processo, é importante escolher um parceiro como a Biti9, que oferece soluções em Robotic Process Automation (RPA).

Traga a automação de processos ao seu negócio, reduza seus custos e aumente a produtividade. Assim, sua equipe se liberta de tarefas repetitivas e pode se concentrar em atividades que ajudem a desenvolver sua empresa.

Agora que você conhece os benefícios do BPO, dê um passo à frente e entre em contato com um especialista da Biti9.