(11) 4119 5656 biti9@biti9.com.br

A automação do trabalho é uma tendência cada vez mais presente nos tempos de transformação digital. Com o avanço de ferramentas de inteligência artificial, RPA e sistemas de análises de dados, gestores de diversos segmentos estão conseguindo utilizar a tecnologia para executar tarefas cotidianas a fim de gerar resultados efetivamente positivos em seus negócios. 

Para aprender mais sobre essa solução, plenamente capaz de ajudar a reduzir custos com pessoal, erros e a resolver problemas operacionais do dia a dia, acompanhe este artigo.

Crescimento da automação do trabalho

O uso de ferramentas computacionais para realizar atividades manuais está crescendo no mundo. O principal resultado é a alocação dos membros humanos para funções estratégicas, o que tem angariado redução de custos e melhorias na precisão operacional, atraindo muitos interessados.

A grande objeção à questão era sustentada por funcionários que, não à toa, temiam perder seus empregos. No entanto, uma pesquisa da Adobe Digital Insights indica que as pessoas finalmente começaram a enxergar esse processo de maneira mais positiva: 30% delas acreditam que essas soluções geram economia de tempo, enquanto 10% creem na melhoria no setor de marketing e 25%, em vantagens por conta da análise de dados.

Essa mudança também já está alcançando os líderes: um relatório da Service Now alega que 94% dos executivos já concordam que automação é sinônimo de mais produtividade, enquanto 54% já começaram a implementar isso e 87% deles planejam recorrer a esse tipo de ferramenta em breve. 

Tarefas que são usualmente automatizadas

A automação de processos garante uma mudança nos cargos e funções das companhias. Com o uso de sistemas computacionais para execução de atividades repetitivas, funcionalidades que antes eram outorgadas aos membros da equipe passaram a ser responsabilidade exclusiva dos computadores. Por outro lado, novos empregos foram gerados com novas funções.

Na gestão de documentos e relatórios, por exemplo, automatizar ajuda a diminuir erros e problemas operacionais comuns. Da mesma forma, a manipulação de planilhas, que geralmente é cansativa e repetitiva para humanos, pode ser transferida a um sistema artificial, a fim de reduzir falhas e aproveitar melhor a equipe interna. 

A operação de máquinas é otimizada com a ajuda de ferramentas inteligentes, que auxiliam no controle para extrair o melhor de cada uma delas e gerar impacto nas produções internas.

Outra tarefa que pode ser automatizada é a análise e coleta de dados: a grande vantagem é justamente a capacidade de processar uma quantidade imensa de informações de diferentes setores com ainda mais precisão. Assim, os gestores conseguem obter insights dessas bases e tomar decisões relevantes baseadas em uma visão mais ampla dos negócios.

Impactos positivos da automação

A aplicação de automação nas empresas gera diversos benefícios concretos. Um deles é o aumento direto da produtividade e eficiência por conta da maior agilidade nas operações diárias, que gera uma melhoria no fluxo de informações. Com essa otimização, a empresa consegue realizar mais atividades em menos tempo e manter o padrão de qualidade.

Outra consequência positiva é o surgimento de novos cargos. Assim como nas outras revoluções industriais, em que novas funcionalidades emergiram com as possibilidades de utilização das máquinas e dos equipamentos novos, a nova era da automação de atividades vai criar espaço para cargos diferentes e estratégicos que serão ocupados por humanos especializados.

Além disso, é possível notar que esse tipo de solução também agrega maior economia nos processos. Com uma redução considerável em custos comuns de pessoal, diminuição de erros e entraves operacionais, bem como um melhor aproveitamento dos recursos, as corporações gastam menos e os investimentos são devidamente compensados.

A escolha de automatizar tarefas é rentável e vantajosa, e isso está ficando cada vez claro para os funcionários e executivos. Com o surgimento e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas ainda mais poderosas, essa tendência deve continuar forte ao longo dos anos e resultar em uma série de implicações positivas para quem optar por segui-la.

Se você gostou de aprender mais sobre automação do trabalho, não deixe de conferir nosso post sobre os benefícios do RPA para o marketing. Até lá!