Quem trabalha diretamente com tecnologia sabe como ela nunca fica estagnada. Todo ano chegam novos conceitos, ideias e recursos ao mercado que amadurecem e alteram a forma como as pessoas lidam com essas ferramentas. Acompanhar as principais tendências de TI e os seus benefícios é uma maneira de colocar sua empresa à frente das demais.

Boa parte dessas novidades já estão ganhando força, pois algumas já estão bem desenvolvidas e outras recebendo diversos investimentos. Se você pretende aprimorar ao máximo seu setor de TI, então é melhor começar a estudar essas possibilidades.

Para te guiar um pouco nesse caminho, trouxemos aqui 4 das principais tendências de TI que devem entrar em vigor nos próximos anos. Confira:

1. Inteligência artificial em aplicativos e analytics

Aplicativos digitais, especialmente para aparelhos móveis, são parte do dia a dia de qualquer pessoa. Por isso mesmo eles estão ficando cada vez mais refinados, especialmente graças à inteligência artificial (IA). Muitos deles já conseguem executar tarefas bem complexas da mesma forma que um ser humano. Parte disso se deve ao refinamento dos sistemas de analytics, dados amplos que permitem à máquina reconhecer padrões.

A combinação entre IA, aplicativos e analytics não é nova, mas promete passar de um diferencial a uma obrigatoriedade em qualquer negócio. É possível ter aplicativos de relacionamento com os clientes alimentados por dados para gerar repostas rápidas, automáticas e precisas sempre que necessário.

2. Internet das Coisas

Além de uma das grandes tendências de TI, a internet das coisas é o principal conceito que norteia diversos passos da tecnologia atualmente. De forma bem simples, ela é a combinação de vários pequenos objetos com processamento próprio (pequenos computadores, máquinas em uma montadora, etc.) que faz com que todos eles trabalhem em uma rede, em total sintonia.

A grande vantagem disso é que, mesmo possuindo uma capacidade menor processamento, uma máquina pode realizar tarefas muito mais pesadas, uma vez que conta com diversas outras conectadas a ela. Isso reduz o custo individual dos componentes e aumenta a escalabilidade de diversos sistemas.

3. Ampliação do cloud computing

A nuvem é outra ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço. A possibilidade de acessar arquivos, de qualquer aparelho e a qualquer distância, é sempre bem-vinda em negócios que demandam flexibilidade. Há vários serviços disponíveis de cloud computing que devem ser refinados para atender um público ainda maior nos próximos anos.

4. Experiências imersivas

A realidade virtual também está entre as tendências de TI, mas não necessariamente na forma de óculos e simulações. A verdade é que, com maior conectividade, inteligência artificial e acesso a dados, todas as soluções de interface que utilizamos hoje podem ser drasticamente alteradas em pouco tempo.

Coisas simples como ícones e menus podem se tornar tão intuitivos que nem se parecerão artificiais. Maior imersão significa mais concentração e empenho, o que será muito útil no desenvolvimento de sistemas de empresa.

Agora que você conhece algumas das tendências de TI, é hora de se planejar para estar à frente do mercado!

Se você ficou interessado em acompanhar nossos conteúdos e quer recebê-los assim que saírem, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.